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Título: Vestimentas em performance: composições em modos do corpo
Autor(es): Sousa, Heloísa Helena Pacheco de
Orientador: Ciotti, Naira Neide
Palavras-chave: Performance;Vestimenta;Modos do corpo;Figurino
Data do documento: 5-Mar-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SOUSA, Heloísa Helena Pacheco de. Vestimentas em performance: composições em modos do corpo. 2015. 134f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: Esta pesquisa trata das relações possíveis entre o corpo e a vestimenta nos estados cênicos performáticos cruzando a cena contemporânea, a filosofia da moda e os argumentos filosóficos de profanação e dos dispositivos. Algumas obras foram observadas e citadas nesta dissertação, para isso realizei entrevistas estruturadas com oito artistas da performance, como estratégia metodológica que pudesse trazer dados sobre as experiências desses corpos vestidos e/ou despidos em cena, para além da pesquisa bibliográfica e revelando a ação da vestimenta sobre o corpo, assim como sua influência nas subjetividades do performador e do público. Essas relações podem ser experienciadas no processo de criação de figurinos na cena contemporânea nomeando a possibilidade da existência de modos do corpo, como maneiras que emergem e que se constituem como alternativas estéticas, criativas e discursivas.
Abstract: This research deals with the possible relationships between the body and the garment in performative scenic states across the contemporary scene, the philosophy of fashion and the philosophical arguments of profanity and dispositive. Some works were observed and cited in this dissertation, for this I conducted structured interviews with eight artists of performance, as a methodological strategy that could bring data about the experiences of this dresses and/or naked bodies on the scene, in addition to literature and revealing the action of clothing on the body as well as its influence on the subjectivities of that whom performes and the public. These relationships can be experienced in the process of creating costumes in contemporary scene naming the possibility of modes of the body, as ways that emerge and constitute as creative, discursive and aesthetic alternatives.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20059
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