Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20201
Título: O teatro musical enquanto prática pedagógica no meio eclesiástico: ressignificando o fazer artístico na Igreja Batista da Esperança, Natal-RN
Autor(es): Freitas, Marcus Vinicius de
Orientador: Santa Rosa, Amélia Martins Dias
Palavras-chave: Teatro musical;Música na igreja;Educação musical
Data do documento: 13-Fev-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: FREITAS, Marcus Vinicius de. O teatro musical enquanto prática pedagógica no meio eclesiástico: ressignificando o fazer artístico na Igreja Batista da Esperança, Natal-RN. 2015. 120f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: As igrejas no Brasil têm demonstrado ser um espaço importante na formação musical de muitos indivíduos. No entanto, percebemos em muitas delas uma postura musical exclusivista e meramente performática, com o argumento de que desejam prestar adoração ao Ser Divino e que, assim, devem oferecer sempre o melhor. Além disso, a cultura do talento e do dom tem se mostrado determinante na seleção de pessoas para as práticas musicais eclesiásticas. O teatro musical, também praticado neste contexto, tem sido realizado com os mesmo princípios. Entendendo que a prática musical deve estar acessível a todos, vimos, através dos estudos de Santa Rosa, 2006 e 2012, o teatro musical, por suas inúmeras possibilidades, como importante ferramenta para o ensino de música nesse contexto, de maneira integradora, motivadora, interdisciplinar e libertadora. Por essa razão este trabalho procurou, por meio de uma pesquisaação, investigar a aplicabilidade do teatro musical enquanto prática pedagógica no contexto da Igreja Batista da Esperança, Natal-RN, verificando o impacto desta experiência para os envolvidos. Para alcançar este objetivo, realizamos a construção de um musical com todos aqueles que desejassem participar, possuindo ou não experiências musicais prévias. A coleta de dados foi realizada através de diário de campo, entrevistas semiestruturadas com os participantes do elenco e registros de imagens de ensaios e apresentações. As principais temáticas evidenciadas pelos alunos foram, então, categorizadas e devidamente analisadas, o que nos mostrou o quanto o teatro musical pode ser usado como ferramenta pedagógico-musical de modo eficaz também no contexto eclesiástico. Desse modo, pôde ser trazida uma outra concepção do fazer artístico para as igrejas, contribuindo para a inserção de novos partícipes em suas práticas musicais, além de expandir um pouco mais os estudos sobre o teatro musical e a presença da música nestes espaços, provocando outros estudos futuros.
Abstract: The churches in Brazil have shown themselves as a very important space in the musical training of many individuals. However, we perceive in many of them an excluding and merely performatic musical posture. Their argument is the fact that they want to give worship to the Divine Being and, for that, they must always offer their best. Besides that, the culture of the talent and the gift has provoked the selection of people in the ecclesiastical musical practices. The musical theatre, also practiced in this context, has been following the same principles. Understanding that musical practices must be accessible to all people, we have seen, through the studies of Amelia Santa Rosa, 2006 and 2012, the musical theatre, for its various possibilities, as an important tool for the music teaching in this context in an integrating, motivating, interdisciplinary and liberating way. For this reason, through an action research, this work has aimed to investigate the applicability of the musical theatre as a pedagogical practice in the context of the Igreja Batista da Esperanca (Hope Baptist Church), in Natal-RN, verifying the impact of this experience to the ones involved. In order to accomplish this, we carried out the construction of a musical with all of the ones who wanted to be a part of this research, having or not having previous musical experiences. The data collection was made through the field diary, semi-structured interviews with the cast of the musical and pictures and videos of rehearsals and presentations. The main issues highlighted were categorized and properly analyzed, which showed us how much the musical theatre can be used as a musical pedagogical tool also effective in the ecclesiastical context. Thus, another conception of artistic endeavor could be brought to churches, contributing to the inclusion of new participants in their musical practices, expanding the studies on the musical theatre and the presence of music in these spaces a bit more, causing other future studies.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20201
Aparece nas coleções:PPGMUS - Mestrado em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarcusViniciusDeFreitas_DISSERT.pdf2,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.