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Título: Entre salinas e maledicências: uma leitura do romance Macau e sua aplicabilidade ao ensino de literatura
Autor(es): Rego, Maria Aparecida de Almeida
Palavras-chave: Romance Macau;Romance de 30;Linguagem;Ensino de literatura;Recepção do texto literário
Data do documento: 31-Mar-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: REGO, Maria Aparecida de Almeida. Entre salinas e maledicências: uma leitura do romance Macau e sua aplicabilidade ao ensino de literatura. 2015. 80f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: The objective of this research is to present a reading of the novel Macau (1934), authoring of Aurélio Pinheiro, situated in the context of Brazilian literature produced in the 30s of the last century and analyze the settings of language that reveal individual and social conflicts related to tensions arising of the modernization of a city in the interior of Rio Grande do Norte, in view of the applicability of this knowledge in the educational context. The discussions on the teaching of literature led to an internship experience in the higher education, with the guiding literary reading of the novel Macau. In this sense, this research, bibliographic, analytical and empirical, is in discussions between literature and education that allow us, in addition to a critical reading about Macau romance, a look both in basic education and in teacher training, which justifies linking this thesis in the research line “Reading of the literary text and teaching”. The objectives were met from literary readings of the text, brief study of the author, analysis of the tensions expressed by language, literature defense as a universal right, panoramic review of research on the teaching of literature, reading official documents governing the Brazilian education, discussion of teacher training, training in higher education with application of a didactic sequence, receipt of that novel by teachers in training directed to the applicability in basic education. For this, the research was the theoretical framework primarily the studies of Antonio Candido (1976; 1995), Luís Bueno (2006), Walter Benjamin (1985), Mikhail Bakhtin (2010), Hans Robert Jauss (1994), Theodor Adorno (2006), Antoine Compagnon (2009), and Rildo Cosson (2009).
metadata.dc.description.resumo: O objetivo desta pesquisa é apresentar uma leitura do romance Macau (1934), do escritor Aurélio Pinheiro, situado no contexto da literatura brasileira, produzida na década de 30 do século passado e analisar as configurações da linguagem que revelam conflitos individuais e sociais relacionados às tensões decorrentes dos processos de modernização de uma cidade do interior do Rio Grande do Norte, tendo em vista a aplicabilidade desses conhecimentos no contexto educacional. As discussões acerca do ensino de literatura levaram a uma experiência de estágio no Ensino Superior, tendo como leitura literária norteadora esse romance. Nesse sentido, esta pesquisa, de caráter bibliográfico, analítico e empírico, encontra-se nas discussões entre literatura e ensino que nos permitem, além de uma leitura crítica acerca do romance Macau, um olhar tanto na Educação Básica quanto na formação de professores, o que justifica a vinculação desta dissertação à linha de pesquisa “Leitura do texto literário e ensino”. Os objetivos foram atendidos a partir de leituras do texto literário, breve estudo sobre o autor, análise das tensões expressas pela linguagem, defesa da literatura como um direito universal, revisão panorâmica de pesquisas relacionadas ao ensino de literatura, leitura de documentos oficiais que regulamentam a educação brasileira, discussão sobre formação de professores, estágio no Ensino Superior com aplicação de uma sequência didática, recepção do referido romance por professores em formação voltada para a aplicabilidade na Educação Básica. Para isso, a pesquisa teve como orientação teórica, prioritariamente, os estudos de Antonio Candido (1976; 1995), Luís Bueno (2006), Walter Benjamin (1985), Mikhail Bakhtin (2010), Hans Robert Jauss (1994), Theodor Adorno (2006), Antoine Compagnon (2009) e Rildo Cosson (2009).
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20213
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