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Título: Integração de projetos no ensino através de BIM: uma abordagem dos cursos de arquitetura e urbanismo da UFRN e da UFPB
Autor(es): Medeiros, Sanderson Carvalho Souza de
Palavras-chave: BIM;Integração;Ensino;Projeto de arquitetura;Projeto de estruturas
Data do documento: 26-Jan-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: MEDEIROS, Sanderson Carvalho Souza de. Integração de projetos no ensino através de BIM: uma abordagem dos cursos de arquitetura e urbanismo da UFRN e da UFPB. 2015. 95f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: The integration between architectural design and structur al systems consi sts, in academic education, one of the main challenges to the architectural design education . Recent studies point to the relevance of the use of computational tools in academic settings as an important strategy for such integration. Although in recent yea rs teaching experience using BIM (BuildingInformationModeling) may be incorporated by the a rchitecture schools , notes the need for further didactic and pedagogical practices that promote the architectural design and structur al integration teaching. This pa per analyzes experiences developed within the UFRN and UFPB, seeking to identify tools, processes and products used, pointing limitations and potentials in subjects taught in these institutions. The research begins with a literature review on teaching BIM and related aspects to the integration of architectural design and stru c tur e . It has been used as data collection techniques in studio the direct observation, the use of questionnaires and interviews with students and teachers, and mixed method, qualitativ e and quantitative analysis . In UFRN, the scope of the Integrated Workshop as a compulsory subject in the curriculum, favors the integration of disciplines studied here as it allows teachers from different disciplines at the same project studio . Regarding the use of BIM form initial users, BIM modelers, able to extract quantitative and automatically speed up production, gaining in quality in the products, however learn the tool and design in parallel cause some difficulties. UFPB, lack of required courses o n BIM, generates lack of knowledge and confidence in using the tool and processes, by most students. Thus we see the need for greater efforts by school to adopt BIM skills and training. There is a greater need for both BIM concept, in order to promote BIM process and consequent better use of tools, and obsolete avoiding impairment of technology, merely a tool. It is considered the inclusion of specific subjects with more advanced BIM skills, through partnerships with engineering degrees and the promotion of trans disciplinary integration favoring the exchange of different cultures from the academic environment.
metadata.dc.description.resumo: A integração entre os projetos de arquitetura e de estrutura de edifícios constitui - se, na formaçã o acadêmica, um dos principais desafio s para o ensino do projeto de arquitetura. Estudos recentes apontam para a relevância da utilização de ferramentas computacionais em ambientes acadêmicos como importante estratégia para a referida integração. Embora no s últimos anos experiências pedagógicas utilizando BIM ( Building Information Modeling ) venham sendo incorporadas pelas escolas de Arquitetura, constata - se a necessidade de aprofundar procedimentos didático - pedagógicos que promovam a integração do ensino do projeto de arquitetura e de estruturas. O presente trabalho analisa diferentes experiências desenvolvidas no âmbito da UFRN e da UFPB, buscando identificar ferramentas, processos e produtos utilizados, apontando limitações e potencialidades em disciplinas ministradas nas referidas instituições. A pesquisa parte de uma revisão bibliográfica sobre o ensino de BIM e aspectos relacionados à integração dos projetos de arquitetura e estruturas. Utiliza - se de técnicas de coleta de observação direta em ateliê, da aplicação de questionários com alunos, entr evistas com professores, analisa dos por um método misto, qualitativo e quantitativo. Na UFRN, o âmbito do Ateliê Integrado (AI) como disciplina obrigatória no currículo, favorece a integração das disciplinas aqui estudadas, pois possibilita professores de diferentes disciplinas como orientadores . Com relação ao uso de BIM forma usuários iniciais, modeladores BIM, capazes de extrair quantitativos automaticamente e acelerar a produção, ganhando em qualidade nos produ tos, entretanto aprender a ferramenta e projetar paralelamente causa algumas dificuldades. Na UFPB, a falta de disciplinas obrigatórias sobre BIM, gera falta de conhecimento e segurança na utilização da ferramenta e dos processos, pela maioria dos alunos. Desta forma percebe - se a necessidade de um esforço maior da escola para a adoção e formação de competências BIM. Verifica - se a necessidade de maior conceituação BIM em ambas, para que se favoreçam os processos BIM e consequente melhor utilização das ferram entas, evitando a desvalorização e desuso da tecnologia, limitando - a a uma ferramenta. Considera - se a inclusão de disciplinas específicas com competências BIM mais avançadas, a partir de parcerias com cursos de engenharia e a promoção de integrações transdisciplinares que favoreçam o intercambio de culturas diferentes desde a academia.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20240
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