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Title: Fatores determinantes da near miss materna em uma unidade de terapia intensiva obstétrica: avaliação das competências profissionais da área médica
Authors: Souza, Maria Aparecida Cardoso de
Keywords: Mortalidade materna;Morbidade;Gestantes;Educação em saúde;Estudantes de medicina
Issue Date: 24-Apr-2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SOUZA, Maria Aparecida Cardoso de. Fatores determinantes da near miss materna em uma unidade de terapia intensiva obstétrica: avaliação das competências profissionais da área médica. 2015. 59f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Abstract: Objective: Evaluate the determinants of morbidity and mortality in an obstetric intensive care unit and professional medical skills of students/residents at a university hospital. Methods: observational cross - sectional with 492 pregnant/pue rperal women and 261 students/residents. Patients were admitted to the obstetric intensive care unit during a year, being informed about the proposals of the study and a questionnaire was applied. The analysis was performed using Microsoft Excel 2013 and G raphPad6. Chi - square tests were used to evaluate risk factors and student t test evaluates resident/students' skills concerning the cognitive test and the Mini - Cex. Results: the main risk factors to near miss were: non - white race (OR = 2.527; RR = 2.342) ; marital status(married women) (OR = 7.968; RR = 7.113) , schooling (primary) (OR = 3.177 ; RR = 2.829) , from country town (OR = 4.643 ; RR = 4.087), low income (OR = 7014 ; RR = 5.554) , gestational hypertensive disorders (OR = 16.35 ; RR = 13.27) , re alization of pre - natal (OR = 5.023 ; RR = 4.254) and C - section before labor(OR = 39.21 ; RR = 31.25). In cognitive/Mini - cex analysis were noted significant difference in the performance of students on the subject (3.75 ± 0.93, 4.03 ± 0.94 and 4.88 ± 0.35). We still observed the best performance of residents, when compared to graduation students (p < 0.01). Conclusions: the prevalence of near miss was associated with socioeconomic/clinics factors and care issues, revealing the importance of interventions to improve these indicators. In addition, we suggest a better curriculum insertion of this subject in the medical Course disciplines due the importance to avoid the near miss through of adequacy of medical education.
Portuguese Abstract: Objetivo: avaliar os fatores determinantes da morbimortalidade em unidade de terapia intensiva obstétrica (UTIO) e relacioná - los às competências profissionais dos estudantes da graduação do curso de medicina e dos residentes de Ginecologia e Obstetrícia de um hospital universitário. Métodos: estudo observacional de corte transversal com 492 gestantes ou puérperas e 261 alunos e residentes durante outubro de 2013 a setembro de 2014 . Foram selecionadas pacientes internadas na UTIO no período de um ano, sendo informadas sobre as propostas do estudo e realizada aplicação do questionário. A análise foi feita através do Microsoft Excel 2013 e GraphPad6. Foram empregados testes x 2 para verificar associação entre os fatores de risco para morbi - mortalidade materna e testes t de student para avaliar competências dos alunos da graduação e residentes referentes ao teste cognitivo e ao Mini - cex. Resultados: Foram encontrados como riscos relativos significativamente elevados para desenvolvimento de near miss quando comparada a morbidade materna grave, a raça não - branca (OR=2,527; RR=2,342); pacientes casadas (OR=7,968; RR=7,113), escolaridade até 2º grau incompleto (OR=3,177; RR=2,829), procedente do interior (OR=4,643; RR=4,087), renda familiar menor que 1 sa lário mínimo (OR=7,014; RR=5,554), distúrbios hipertensivos gestacionais (OR=16,35; RR=13,27), realização do pré - natal (OR=5,023; RR=4,254) e a via de parto cesárea (OR=39,21; RR=31,25). Na análise cognitiva, foi notada uma diferença significativa nas perf ormances dos estudantes sobre o tema (3,75 ± 0,93, 4,03 ± 0,94 e 4,88 ± 0,35 médias e desvios padrões dos acadêmicos, internos e residentes, respectivamente; p < 0,01) e no Mini - cex mostrando um melhor desempenho global dos residentes quando comparados aos alunos da graduação. Conclusões: Questões socioeconômicas, clínicas e assistenciais mostraram - se relacionados à prevalência de near miss , revelando a importância de intervenções amplas para melhorar estes indicadores. Sugere - se, também, uma maior inserção curricular do tema nas disciplinas do curso médico, tendo em vista a importância de se evitar a near miss através da adequação no âmbito da educação médica.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20257
Appears in Collections:MPEENSA - Mestrado Profissional em Ensino na Saúde

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