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Título: Competição espacial no mercado de revenda da gasolina: uma análise nas principais cidades do Rio Grande do Norte
Autor(es): Braga, Leonardo Gevezier
Palavras-chave: Mercado de revenda da gasolina;Competição espacial;Preço médio
Data do documento: 24-Out-2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: BRAGA, Leonardo Gevezier. Competição espacial no mercado de revenda da gasolina: uma análise nas principais cidades do Rio Grande do Norte. 2014. 42f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: This study aims to analyze the relationship between average price with the concentration in the markets (municipalities) in the state of Rio Grande do Norte, is using a little tool applied to the Brazilian market is the spatial econometric model. A data base contains all the stations of the major cities in the state of Rio Grande do Norte and includes 142 observations on stations was used. Theoretical models predict the relationship between the number of competitors in a market and the average price; these theoretical models include: the monopolistic competition of Perloff and Salop (1985), and the search-theoretic, of Carlson and McAfee (1983) and Varian (1980). The empirical results showed that a higher density within a geographic area is associated with a lower average price, thus converging with the monopolistic competition model and with the search-theoretic of Carlson and McAfee (1983). The parameters varied little with the inclusion / exclusion of control variables, showing the robustness of them.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a competição entre postos de gasolina no Estado do Rio Grande do Norte. Para tanto, investiga-se a relação entre o preço médio da gasolina e a concentração de postos nos mercados (municípios) do estado do Rio Grande do Norte. Faz-se uso de uma ferramenta pouco aplicada para o mercado brasileiro que é o modelo econométrico espacial. Foi utilizada uma base que contém dados de todos os postos das principais cidades do estado do Rio Grande do Norte e inclui 142 observações referentes a postos. Modelos teóricos predizem a relação entre o número de competidores num mercado e o preço médio; estes modelos teóricos compreendem: os de competição monopolística de Perloff e Salop (1985), e os de search-theoretic, de Carlson e McAfee (1983) e de Varian (1980). Os resultados empíricos mostraram que uma maior densidade dentro de um espaço geográfico está associada a um preço médio mais baixo, convergindo assim, com o modelo de competição monopolística e com o search-theoretic de Carlson e McAfee (1983). Os parâmetros estimados pouco variaram com inclusão/exclusão de variáveis controles, mostrando a robustez dos mesmos.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20283
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