Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20355
Título: Concepções dos educadores musicais sobre o ensino de música na formação básica da rede pública municipal da cidade do Natal/RN
Autor(es): Abreu, Washington Nogueira de
Orientador: Mendes, Jean Joubert Freitas
Palavras-chave: Educação básica;Educação musical;Concepções pedagógicas;Música na escola
Data do documento: 27-Mai-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ABREU, Washington Nogueira de. Concepções dos educadores musicais sobre o ensino de música na formação básica da rede pública municipal da cidade do Natal/RN. 2015. 123f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: A Educação Musical está presente na Educação Básica em seus diversos níveis de aprendizagem. Neste trabalho, destaca-se o ensino de música no ensino fundamental, ministrado por professores especialistas em música. Este trabalho tem como objetivo geral identificar e analisar concepções dos educadores musicais sobre o ensino de música no Ensino Fundamental em escolas públicas municipais da Cidade do Natal/RN. Os objetivos específicos são: identificar como se constitui o ensino de música nas escolas públicas municipais da cidade do Natal; identificar o perfil dos professores de música que atuam no ensino fundamental da cidade do Natal; relacionar as experiências da formação do educador musical com o ensino de música. A fundamentação teórica está embasada em autores que tratam da função da música na escola, saberes docentes, concepções do educador musical na educação básica. A metodologia utilizada foi à abordagem qualitativa que esclareceu a problemática da pesquisa: quais são as concepções dos educadores musicais sobre o ensino de música no ensino fundamental em escolas públicas municipais da Cidade do Natal? Essa pesquisa foi feita com educadores musicais, formados em licenciatura em música ou educação artística com habilitação em música, da rede municipal de ensino da cidade do Natal/RN. O levantamento dos dados foi construído através de questionário e entrevista semiestruturada. Os resultados foram sinalizados a partir da análise do discurso dos educadores, dialogando com autores que cujos estudos versam sobre as concepções do educador musical na Educação Básica. Eles apontam para uma diversidade de concepções relacionadas ao ensino e aprendizagem de música no ensino fundamental, em todas as suas dimensões: planejamento, conteúdos, prática, avaliação e formação humana. O ensino de música na cidade do Natal está se solidificando por ter educadores musicais que se preocupam com sua formação, reflexão e ação na aprendizagem do educando, sendo contextualizado com a realidade de cada escola.
Abstract: Music education is present in basic education at various levels of learning and this essay stands out teaching music in elementary school taught by specialist music teachers. This essay has as its main purpose to identify and analyze conceptions of music educators on teaching music in elementary public schools in Natal/RN. The specific goals are: identify how consists the music teaching in Natal public schools; identify the profile of music teachers working in Natal elementary schools; the experiences of music educator’s formation with music education. The theoretical foundation is based on authors that deal with the function of music in school, teaching knowledge and notions of music educator in basic education. The methodology used was the qualitative approach that clarified the issue of research: what are the ideas of music educators on teaching music in elementary public education in Natal schools? This research was done with music educators teaching in Natal with a music degree or art education with major in music. The data collection was built through a questionnaire and semi-structured interview. The results were expressed from the analysis of educators' discourse while in dialogue with authors who study the conceptions of music educator in basic education. They point to a variety of concepts related to teaching and learning music in primary education in all its dimensions: planning, content, practice, evaluation and human formation. The music education in Natal is improving by having music educators who care about their education, thoughts and action on the students’ learning, contextualized with the reality of each school.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20355
Aparece nas coleções:PPGMUS - Mestrado em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WASHINGTON NOGUEIRA_Dissert.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.