Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20372
Título: Suplementação oral com picolinato de cromo em pacientes com diabetes tipo 2: um ensaio clínico randomizado
Autor(es): Paiva, Ana Nunes
Palavras-chave: Diabetes mellitus tipo2;Cromo;Dislipidemia;Suplementação dietética
Data do documento: 27-Fev-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: PAIVA, Ana Nunes. Suplementação oral com picolinato de cromo em pacientes com diabetes tipo 2: um ensaio clínico randomizado. 2015. 79f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
metadata.dc.description.resumo: Diante da importância do papel do cromo no mecanismo da sensibilidade à insulina tem sido estudada a suplementação com este mineral em pacientes diabéticos. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da suplementação oral com picolinato de cromo (PicCr) nas concentrações glicêmicas, lipidêmicas, perfil antioxidante e parâmetros antropométricos em pacientes com diabetes mellitus tipo 2 (DM2) mal controlados(hemoglobina glicada A1c (HbA1c) ≥ 7%). Para tanto, foi conduzido um ensaio clínico controlado, randomizado, com 71 pacientes, de ambos os sexos, divididos em dois grupos: controle (usando placebo n=32) e experimental (n=39) suplementado com 600µg/dia de PicCr, durante 4 meses. Os pacientes recebiam orientação nutricional e mantinham o uso das suas medicações. Todos os parâmetros foram analisados antes e após os 4 meses de suplementação. A suplementação com PicCr reduziu significativamente a glicemia de jejum (p<0,05), a glicemia pós-prandial (p<0,05). A HbA1c foi reduzida significativamente (p<0,001) em ambos os grupos, placebo e PicCr. No entanto, essa redução foi significativamente maior (p<0,05) no grupo PicCr (-1,90) em comparação com o grupo Pl (-1,00).. Foi observada ainda a diminuição significativa (p<0,05) da Circunferência da Cintura e do Índice de Conicidade nos pacientes suplementados. Não foram observadas alterações significativas nos demais parâmetros antropométricos, perfil lipídico e perfil antioxidante, após a intervenção A suplementação com picolinato de cromo trouxe um efeito benéfico sobre o controle glicêmico dos pacientes com DM2 mal controlada, porém sem efeito sobre as variáveis dos perfil lipídico. Apesar dos resultados promissores encontrados, mais estudos são necessários para investigar o efeito desta suplementação em longo prazo.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20372
Aparece nas coleções:PPGCSA - Doutorado em Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaNunesPaiva_TESE.pdf7,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.