Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20389
Título: Formação continuada de professores: Uma nova configuração a partir da lógica do mercado.
Título(s) alternativo(s): Teachers Continuous formation: a new configuration from the market logic.
Autor(es): Silva, Adriana Rocha da
Castro, Alda Maria Duarte Araújo
Palavras-chave: Reforma educacional;Formação continuada;Formação interativorefl exiva;Autoformação
Data do documento: 2008
Citação: SILVA, Adriana Rocha da; CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. Formação continuada de professores: Uma nova Configuração a partir da lógica do mercado. Sorocaba/SP. Revista Quaestio, Sorocaba, SP, v. 10, n. 1/2, p. 185 - 208, maio/nov. 2008. ISSN 1518-2886. Disponível em:<http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php?journal=quaestio&page=article&op=view&path%5b%5d=68&path%5b%5d=68>
Resumo: The article analyses the teachers’ continuous formation, in the context of present elementary education reforms and the need of their adaptation to the new productive process demands. Discusses the different patterns of continuous formation that have assisted the teachers’ formation policies on the last decades, with distinction to the interactive-refl exive and self formation patterns. It is about a bibliographical and documental research that allowed to systemize the knowledge about that set of themes. The studies done made it evident that the continuous formation pattern, proposed on the educational reform ambit, changes the traditional continuous formation concept and assumes a new confi guration with an increased instrumental character, more functional, that can not propitiate a consistent theory formation, it has not have contributed effectively to the teachers’ professionalization, neither, to the teaching-learning process evolution.
metadata.dc.description.resumo: O artigo analisa as tendências da formação continuada de professores, no contexto das atuais reformas da educação básica e a necessidade de sua adequação às novas exigências do processo produtivo. Discute os diferentes modelos de formação continuada que têm subsidiado as políticas de formação de professores nas últimas décadas, com destaque para os modelos da formação interativo-reflexiva e da auto formação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que permitiu sistematizar os conhecimentos sobre a temática. Os estudos realizados evidenciam que o modelo de formação continuada, proposto no âmbito da reforma educacional, mudou a tradicional concepção de formação continuada e assumiu uma nova configuração de caráter mais instrumental, mais prático que não propicia uma sólida formação teórica, não tem contribuído efetivamente com a pro- fissionalização docente, tampouco com a melhoria do processo ensino-aprendizagem.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20389
Aparece nas coleções:CE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formação continuada de professores_2008.pdfArtigo Principal181,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.