Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20400
Título: Sobre o momentum angular de estrelas Kepler hospedeiras: novos resultados e métodos
Título(s) alternativo(s): Angular momentum study for Kepler host stars: novel results and methods
Autor(es): Chinchón, Francisco José Paz
Palavras-chave: Rotação estelar;Kepler;Momentum angular;Métodos estatísticos
Data do documento: 28-Ago-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: CHINCHÓN, Francisco José Paz. Sobre o momentum angular de estrelas Kepler hospedeiras: novos resultados e métodos. 2015. 110f. Tese (Doutorado em Física) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
metadata.dc.description.resumo: No presente trabalho de tese apresentamos o estudo rotacional e de momentum angular para uma amostra de estrelas com planetas confirmados e candidatas a possuir companheiras planetárias (Objetos de Interesse Kepler), ambas pertencentes à missão Kepler. Para realizar estas estimativas, 3.807 estrelas foram analisadas conjuntamente mediante os métodos Lomb-Scargle e wavelet, definindo um alto grau de confiança quando os resultados concordavam dentro de um 10%. Para 540 estrelas conseguimos obter períodos rotacionais onde a significância dos métodos era maior a 99% e dentre elas 63 não possuíam medições na literatura até Fevereiro de 2015. De acordo com os valores de massa presentes na literatura, a amostra final de 131 estrelas com planetas confirmados e 409 estrelas candidatas está definida pelo intervalo de massas de 0,48 − 1,53 M⊙, que corres- ponde a tipos espectrais M até F tardio. Enquanto as relações de períodos, o conjunto de valores abrange o intervalo 2 − 89 d, possuindo um alto grau de concordância com a literatura e com predições teóricas. Com as estimativas do momentum angular chegamos a corroborar a relação com a massa estelar proposta por Kraft para estrelas de tipo espectral F e G, mas permanece o desafio de prolongar o estudo para massas menores onde a estrutura interna estelar é modificada e novos procedimentos devem ser utilizados. Adicionalmente ao estudo desta amostra principal, o conjunto total de estrelas da base Kepler foi analisada na busca de padrões de ruído. As metodologias, comparações com outras abordagens e detalhes da inspeção visual são aqui exibidos. Os resultados do conjunto de testes conduzidos (e.g., análise Bayesiana, testes não paramétricos) estão detalhados no texto. Os resultados de maior relevância foram publicados em nosso trabalho Paz-Chinchón et al. (2015).
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20400
Aparece nas coleções:PPGFIS - Doutorado em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FranciscoJosePazChinchon_TESE.pdf11,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.