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Título: Avaliação pós-ocupação e design de interiores: uma experiência didática
Autor(es): Bastos, Carla da Silva
Palavras-chave: Avaliação pós-ocupação (APO);Design de interiores;Experiência didática;Processo de projeto
Data do documento: 16-Mar-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: BASTOS, Carla da Silva. Avaliação pós-ocupação e design de interiores: uma experiência didática. 2015. 137f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: In recent decades, the Architecture and Urbanism have demonstrated a particular interest in the relations between person and environment. One of such initiatives is the incorporation of Post Occupancy Evaluation (POE) to the design process as an evaluative strategy of the physical and functional aspects of the built environment and the perception and behavior of users. Although the AU's experiments show positive results to their incorporation in the design process, the academic background in Interior Design also includes such them atic superficially. In this context, this research discusses the use of POE’s methods and techniques as a complementary approach to the Project exercise in interior design, in academic context. The methodological approach divided into two stages: 1) construction of a experts panel about teaching POE in undergraduate and post graduate studies in AU; 2) teaching experience (based on the results of the previous stage), in the POE supported the development of an interiors project of library, which involving Walkthrough, Technical and Functional Assessment, Behavioral Map, Wish Poem, Questionnaires with users, Findings Matrix and Recommendations Board. The POE results show that: (i) the students had a differentiated interest in the relationship between user needs and design solutions; (ii) most of the methods / techniques was well received, while there was some difficulty in ownership. The projective proposals were analyzed during advisory sessions to the project and with participation of the head teacher, based on the comparison of the solutions presented with the findings of Mother and Table recommended. It was found that the POE influenced the new projects in relation to the formal solution and functional adopted, and enriched of the students in oral speech.
metadata.dc.description.resumo: Nas últimas décadas a área de Arquitetura e o Urbanismo (AU) têm demonstrado um interesse particular nas relações estabelecidas entre pessoas e ambientes, incorporando a Avaliação Pós-Ocupação (APO) ao processo de projeto como estratégia investigativa dos aspectos físicos e funcionais do ambiente construído, bem como para estudo da percepção e comportamento dos usuários. Embora no âmbito da AU estas experiências apresentem resultados positivos, a formação acadêmica em Design de Interiores ainda contempla tal temática de forma superficial. Neste contexto, esta dissertação discute a utilização de métodos e técnicas de APO como abordagem complementar ao exercício projetual no campo de design de interiores, e em contexto acadêmico. A abordagem metodológica adotada dividiu-se em duas etapas: 1) construção de um painel de experts sobre o ensino de APO nos cursos de graduação e pós-graduação em AU; 2) com base nos resultados da etapa anterior, foi planejada uma experiência didática para uso da APO no projeto de interiores de uma biblioteca, que envolveu a realização de Walkthrough, Avaliação Técnico-Funcional, Mapa Comportamental, Poema dos Desejos, Questionários com usuários, Matriz de Descobertas e Quadro de Recomendações, culminando com a elaboração de um projeto de intervenção para o local. Os resultados da APO mostram que: (i) ela despertou nos alunos um interesse diferenciado pela relação entre as necessidades dos usuários e as soluções projetuais; (ii) a maioria dos métodos/técnicas teve boa aceitação, embora se verificasse dificuldade de apropriação de alguns. As propostas projetuais desenvolvidas ao final do semestre, analisadas durante as assessorias, de forma comparativamente com a Matriz de Descobertas e Quadro de Recomendações e pelo professor responsável, mostram que o conhecimento da APO influenciou diretamente os novos projetos no que se refere à solução formal e funcional adotada, e representou ainda um enriquecimento no discurso oral do alunado.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20438
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