Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20474
Título: Interação no setor escuro: uma análise termodinâmica
Autor(es): Silva, William Jouse Costa da
Palavras-chave: Energia escura;Matéria escura;Termodinâmica;Interação
Data do documento: 31-Ago-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: SILVA, William Jouse Costa da. Interação no setor escuro: uma análise termodinâmica. 2015. 57f. Dissertação (Mestrado em Física) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
metadata.dc.description.resumo: Nesse trabalho, investigamos uma abordagem geral para o modelo de interação entre as componentes do setor escuro do Universo usando argumentos termodinâmicos amplamente conhecidos, ou seja, a positividade da entropia mais a segunda lei da termodinâmica. Neste sentido, apresentamos alguns vínculos termodinâmicos no parâmetro da equação de estado (EoS) variável do tipo = relacionado com a energia escura e que interage com a matéria escura, isto é, consideramos uma interação fenomenológica entre a matéria escura fria e a energia escura como uma função do fator de escala cósmico. Essa abordagem generaliza alguns modelos propostos na literatura: representa um modelo sem interação, enquanto que conduz ao modelo de interação constante entre as componentes escura do Universo. Por outro lado, e proporciona uma análise termodinâmica para a energia escura que exclui a chamada cosmologia fantasma. Além disso, também discutimos algumas consequências cosmológicas desta abordagem geral, comparando nossos resultados com os propostos usando a EoS constante, isto é, ω(a)→ ω_0 e ϵ(a)→ ϵ(a).
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20474
Aparece nas coleções:PPGFIS - Mestrado em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WilliamJouseCostaDaSilva_DISSERT.pdf5,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.