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Título: Os usos e funções do ensino de História a partir da disciplina “Cultura do RN” (2007 a 2013)
Autor(es): Silva, Katiane Martins Barbosa da
Palavras-chave: “Cultura do RN”;Relações de poder;Ensino de História
Data do documento: 9-Abr-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: SILVA, Katiane Martins Barbosa da. Os usos e funções do ensino de História a partir da disciplina “Cultura do RN” (2007 a 2013). 2015. 153 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015.
Resumo: This research attempts to problematize the history teaching, regarding its use to "communicate" certain idea of what the Rio Grande do Norte culture and, consequently, how this teaching is being used to build and/or set a local identity. To this end, we will use the institutionalization of the "RN Culture" discipline, perceiving it as a state policy that aims to bring to the attention of school subjects the cultural expressions that are connected to the RN identity. We will analyze the narratives that were selected, organized and produced before the discipline development process in 2007, which modified the Curriculum Structure of Basic Education of the public schools of Rio Grande do Norte, in order to identify and understand conceptions of mobilized culture and possibilities for developments in the history teaching.
metadata.dc.description.resumo: Quais os usos e funções do ensino de História na vida dos sujeitos? A partir disso, como oscurrículos escolares estão sendo pensados? Quais os elementos simbólicos e disputas queestão envolvidas nesse processo? Partindo desses questionamentos, a presente pesquisa buscaproblematizar os usos e funções do ensino de História em relação à construção ou definiçãode uma identidade norte-rio-grandense. Para tanto, utilizaremos a disciplina “Cultura do RN”percebendo-a enquanto uma política de estado que objetiva levar ao conhecimento dosagentes escolares expressões culturais que estão ligadas a uma identidade potiguar. Dessemodo, investigaremos as narrativas que foram selecionadas, organizadas e produzidas diantedo processo de institucionalização da disciplina no ano de 2007 e que modificou a EstruturaCurricular do Ensino Fundamental das escolas públicas estaduais do Rio Grande do Norte.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20488
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