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Título: Corpo, movimento e aprendizagem na psicocinética de Jean Le Boulch
Autor(es): Silva, Christyan Giullianno de Lara Souza
Palavras-chave: Psicocinética;Corpo;Movimento;Aprendizagem;Educação Física
Data do documento: 24-Jul-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: SILVA, Christyan Giulliano de Lara Souza. Corpo, movimento e aprendizagem na psicocinética de Jean Le Boulch. 2015. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015.
Resumo: School teachers in the discipline of Physical Education, we find ourselves constantly in question of methodological and epistemological issues of practice. This research aims to identify human body understanding, movement and theoretical learning proposed by examining the work of Jean Le Boulch and his approach to Physical Education. We seek to indicate epistemological elements about Physical Education theory and practice, believing that this approach and dialog comes to contribute with this field of knowledge. Boulch, a French teacher of Physical Education, Medicine and Psychology, had an important influence in Brazilian Physical Education during the 1970s and 1980s. His main contribution was teaching courses and knowledge about psychomotricity. Boulch’s studies helped to build knowledge of human movement; considering his importance in people’s development and a critic to a mechanistic view of body and movement. Our reflections will be based on the concepts brought from psychokinetics presented in the bibliographic references of Le Boulch in Brazil, and other references developed by him in this country including conferences, lectures and interviews. This reflection includes the debaters of his work. We chose a theoretical approach referring to the Phenomenology of philosopher Maurice Merleau-Ponty (1999) as a methodological reference considering the influence of his thought in Le Boulch studies. This thesis examines the learning and practice of teaching the Physical Education field of knowledge. We conclude that the body being an entity that exists for itself in the world and that contact with the world starts from human movement. Ultimately, new trains of thought for the teaching of physical education can be set from the reflection of phenomenological concepts brought by Le Boulch in his theory.
metadata.dc.description.resumo: Como professores de Educação Física escolar, encontramo-nos sempre envoltos às questões relacionadas à nossa atuação, seja nas questões de cunho metodológico ou epistemológico. Nesta pesquisa, objetivamos identificar as compreensões de corpo, movimento e aprendizagem na teoria Psicocinética proposta por Jean Le Boulch e sua aproximação com a Educação Física. Buscamos apontar elementos epistemológicos sobre a teoria, a Educação Física e sua atualidade nesta área, acreditando que essa aproximação e diálogo venham contribuir com o este campo do conhecimento. Professor francês, formado em Educação Física, Medicina e Psicologia, Le Boulch teve grande influência na área da Educação Física no Brasil nos anos 70 e 80, principalmente com sua vinda para ministrar cursos e com os conhecimentos trazidos da psicomotricidade. Seus estudos caminharam na construção do conhecimento sobre o movimento humano, considerando sua importância no desenvolvimento da pessoa e na crítica à visão mecanicista do corpo e do movimento. Nossas reflexões serão baseadas nos conceitos trazidos pela Psicocinética apresentados nas referências bibliográficas de Le Boulch no Brasil, além de outros trabalhos desenvolvidos por ele neste país, conferências, palestras e entrevista desse estudioso, assim como dos debatedores do seu trabalho. Optamos por uma abordagem teórica e adotaremos a Fenomenologia do filósofo Maurice Merleau-Ponty (1999) como referência metodológica, considerando também a influência do seu pensamento nos estudos de Le Boulch. A Educação Física é área do conhecimento na qual a aprendizagem do movimento configura sua intervenção, pensamos então, que o corpo sendo unidade que existe em si próprio em relação ao mundo e esse contato com o mundo dá-se a partir do movimento humano, novos sentidos para o ensino da Educação Física podem configurar-se a partir da reflexão dos conceitos fenomenológicos trazidos por Le Boulch em sua teoria.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20519
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