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Título: Políticas de expansão para o ensino superior no contexto do REUNI: a implementação do programa na UFRN
Título(s) alternativo(s): Higher education expansion policies in the context of REUNI: the implementation of the program in UFRN
Autor(es): Silva, Alda Maria Duarte Araújo
Castro, Josielle Soares da
Palavras-chave: Política educacional;Ensino Superior;Expansão;Educational policies;Higher Education;Expansion
Data do documento: 2014
Resumo: This article aims to investigate the strategies of expansion of higher education considering the public education institutions, taking as an analysis reference the expansion in the Federal University of Rio Grande do Norte (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN) with the introduction of the Federal Universities Restructuring and Expansion Plans Support Program (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. It is a quali-quantitative research that utilizes bibliographical and documental research as methodological procedures, in addition to the analysis of statistical data about the expansion of higher education in UFRN after REUNI. Through the research it is possible to infer that the introduction of REUNI in UFRN has brought various changes in the way of managing the services in the institution, in view of the adoption of a management model, stressing the accession to the management contract. The presented data demonstrate that the goals agreed upon were reached almost in their entirety, and some were even outreached. The expansion of UFRN is evident, as well as the improvement of the physical and structural conditions of the institution. However, in the matter of quality, it is not possible to affirm that there has been progress, given the substantial increase of the professor-student ratio, which confirms that the expansion is also carried through the rationalization of existing human resources and physical structure.
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo objetiva investigar as estratégias de expansão para o ensino superior considerando as instituições públicas de ensino, tomando como referência de análise a expansão ocorrida na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com a implantação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, e utiliza como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental, além da análise de dados estatísticos sobre a expansão do ensino superior na UFRN, no período pós REUNI. A pesquisa nos permite inferir que a implantação do REUNI na UFRN trouxe várias modificações na forma de gerenciar os serviços na instituição, tendo em vista a adoção de um modelo de gestão gerencial, ressaltando a adesão ao contrato de gestão. Os dados apresentados demonstram que as metas pactuadas foram atendidas quase que na sua totalidade e algumas até ultrapassadas. A expansão da UFRN é patente, bem como a melhoria das condições físicas e estruturais da instituição. Entretanto, em relação à qualidade, não se pode afirmar que essa vem avançando, uma vez que houve um aumento substancial da relação professor-aluno, o que ratifica que essa expansão também se concretiza via racionalização dos recursos humanos e da estrutura física existentes.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20537
ISSN: 18071600
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