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Título: Conexões de saberes na UFERSA: uma análise das práticas discursivas inclusivas de estudantes
Autor(es): Estevão, Ady Canário de Souza
Palavras-chave: Linguística aplicada;Estudantes populares;Universidade;Políticas públicas;Práticas sociais
Data do documento: 29-Mai-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: ESTEVÃO, Ady Canário de Souza. Conexões de saberes na UFERSA: uma análise das práticas discursivas inclusivas de estudantes. 2015. 209 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015.
Resumo: This paper aims at studying inclusive discursive practices of students participating in the Program Conexões de Saberes in a public university. This study is in the field of Applied Linguistics, which aims at language while interdisciplinarity and it is composed of a corpus with Profile, Memorials and Group interview. This study, while Humanities, conforms to the French Discourse Analysis theoretical framework, according Michel Pêcheux’s discourse, interdiscourse, discursive memory and meaning production, cross-connected with educational and social studies on public affirmative action policies. By understanding language as a discoursive practice, the discourse analysis showed meaning effects in the construction of the traditional knowledge of students from common spaces reached by the program. It is concluded that the students’ speech brings a discourse present in enunciates on experiences and stories about accessing and staying in the university.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar as práticas discursivas inclusivas dos estudantes habitantes do Programa Conexões de Saberes em uma universidade pública. A pesquisa situa-se no âmbito da Linguística Aplicada, área do conhecimento que toma como foco a linguagem sob o olhar interdisciplinar e constitui-se por um corpus composto pelo perfil, memoriais e entrevista coletiva. Essa investigação, no campo das humanidades, tomou a perspectiva teórica da análise do discurso francesa, a partir dos postulados de Michel Pêcheux sobre discurso, interdiscurso, memória discursiva e produção de sentido, entrecruzando com os estudos educacionais e sociais sobre as políticas públicas de ações afirmativas. Compreendendo a linguagem como uma prática discursiva, a análise do discurso revelou efeitos de sentido na construção de saberes e fazeres dos estudantes oriundos de espaços populares impactados pelo programa. Conclui-se que o discurso dos estudantes produz uma discursividade inscrita em enunciados sobre as vivências, trajetórias e experiências quanto ao acesso e permanência na universidade.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20543
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