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Título: O cinema como educação do olhar
Autor(es): Lima Neto, Avelino Aldo de
Palavras-chave: Cinema;Olhar;Visibilidade;Imagem;Educação
Data do documento: 30-Out-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: LIMA NETO, Avelino Aldo de. O cinema como educação do olhar. 2015. 289f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: The knowledge is only possible due to we exist bodily. However, during the educational experience, the epistemic potency of the body is neglected, declining the registers of the intelligibility. The current thesis approaches that problem obliquely: from a body and image philosophy which has revealed other ways of doing those registers in the modernity – understood not as period itself, but as a qualification for the negotiations between the real and the intelligible. The referred ways are explored through Merleau- Ponty’s and Michel Foucault’s works, which offer a spectrum about that new negotiation of the real. In order to approach the studied problem, the visibility and the human body motricity in the cinema are taken as analysis object. The mentioned objects have been analyzed through a corpus of movies of which plots are centered at the formal education and they require from the characters and the spectators engagement into a visual performance. Aiming to approach the object, it is questioned how the Education phenomenon is represented by the cinema; how the body is exposed and how spectators can see it. Analyzing the corpus and articulating Merleau- Ponty’s and Michel Foucault’s theories, it has been possible to state the following thesis: the cinema as an education of the gaze. The general objective of this study is to reveal the educational potency of the filmic experience, which provides a new path of intelligibility for Education. In that sense, the body as a visual operator widens the capacity of understanding the real. The current work is divided in three chapters. The first one brings the methodological approach: it is pointed how the theoretical articulation is properly arranged; it explains the method of using the images as indirect language as part of the reality description; the filmic corpus is presented, as well the criteria for the films choices and for the construction of instrument adopted during the object analysis are described. In the second chapter, it is problematized the incapacity of the western society of formulating the real discursively by debating Merleau-Ponty’s and Foucault’s theoretical contributions about the visual performance displayed on the images while the films are watched and analyzed. In the third chapter, the implications of the education of the gaze provided by the cinema are developed, mainly concerning about the place attributed to the visibility during the formulation of the real. Finally, paths are designed for the construction of another approach for the visibility in Education. Assuming the gaze as an experience of knowledge, this study aims to present other ways of being, seeing, thinking and feeling the world. Therefore, it is a proposal to reset the epistemic and subjectification patterns at the educational context.
metadata.dc.description.resumo: O conhecimento só é possível por existirmos corporalmente. Todavia, na experiência educativa, a potência epistêmica do corpo é negligenciada, empobrecendo os registros do inteligível. A presente tese enreda-se nesse problema obliquamente: a partir de uma filosofia do corpo e da imagem que, na modernidade – compreendida não como periodização, mas como qualificação das nossas negociações entre o real e o inteligível – desvelou outros modos de efetuar esses registros. Tais modos são explorados através da abertura concretizada pelas obras de Merleau-Ponty e Michel Foucault, ilustrativas desse novo comércio do real. Para abordar o problema tomamse como objeto de análise a visibilidade e a motricidade do corpo no cinema. Este objeto é analisado por meio de um corpus de filmes cujos enredos centram-se na educação formal e, mais ou menos intensamente, solicitam o engajamento tanto dos personagens quanto do espectador numa performance visual. Para aproximar-se do objeto, pergunta-se como o fenômeno da Educação é mostrado pelo cinema; como o corpo aí se mostra e como os espectadores podem vê-lo. A partir da apreciação do corpus e da articulação teórica entre as filosofias de Merleau-Ponty e de Michel Foucault, tornou-se possível afirmar a tese do cinema como educação do olhar. Assume-se como objetivo geral desvelar a potencialidade educativa da experiência fílmica, que proporciona um outro regime de inteligibilidade para a Educação. Nele, o corpo enquanto operador visual dilata a capacidade de compreensão do real. O trabalho divide-se em três capítulos. No primeiro, elucida-se a abordagem metodológica: delimita-se a pertinência da articulação teórica; explica-se o método do uso das imagens como linguagem indireta que participa da descrição da realidade; apresenta-se o corpus fílmico, bem como descrevem-se os critérios para a sua escolha e para a construção do instrumento adotado para a análise do objeto. No segundo capítulo, problematiza-se a incapacidade da sociedade ocidental em formular discursivamente o real e recorre-se, ao mesmo tempo em que se assiste às cenas dos filmes, ao aporte de Merleau-Ponty e de Foucault sobre a performance visual desencadeada pelas imagens. No terceiro, desenvolvem-se as implicações da educação do olhar proporcionada pelo cinema, mormente no que concerne ao novo lugar dado à visibilidade na formulação do real. Por fim, são desenvolvidas as pistas daí oriundas para a construção de um outro roteiro para a visibilidade da Educação. Neste, ao assumir o olhar como experiência de conhecimento, pretende-se mostrar outros modos de ser, de ver, de pensar e de sentir o mundo, reconfigurando, assim, protocolos epistêmicos e de subjetivação presentes no contexto educativo.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20685
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