Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20731
Título: “Num só crio pra vender, não” : etnicidade, gênero e saberes domésticos em Moita Verde (Parnamirim, RN)
Autor(es): Rocha, Giselma Maria Sacramento da
Palavras-chave: Moita Verde;Quilombo;Emergência étnica;Mulheres;Espaço doméstico
Data do documento: 13-Out-2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: ROCHA, Giselma Maria Sacramento da. “Num só crio pra vender, não”: etnicidade, gênero e saberes domésticos em Moita Verde (Parnamirim, RN). 2014. 142f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho consiste em etnografia realizada na comunidade quilombola de Moita Verde, Parnamirim (RN). Pensada a partir do processo de emergência étnica, tendo como campo de analise o espaço doméstico para pensar a relação entre as mulheres e as distintas arenas políticas, das relações entre famílias, com o entorno e agentes de Estado. Em especial, o envolvimento das mulheres com a criação de porcos vinculada a um sistema que se relaciona com outros saberes do sítio que vão para além da dimensão técnica, levando em consideração os saberes e práticas do grupo. Além disso, este saber, associado com outros saberes políticos, em contexto de relações étnico-raciais, pode ser usado dos debates sobre identidade e especificidade de direitos.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20731
Aparece nas coleções:PPGAS - Mestrado em Antropologia Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GiselmaMariaSacramentoDaRocha_DISSERT.pdf5,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.