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Título: O slogan empresarial como construção discursiva: uma abordagem cognitivo-funcional
Autor(es): Sabino, Marília Campos
Palavras-chave: Construção discursiva.;Slogan;Linguística cognitivo-funcional
Data do documento: 21-Jul-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: SABINO, Marília Campos. O slogan empresarial como construção discursiva: uma abordagem cognitivo-funcional. 2015. 77f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: In this paper, we analyze corporate slogans, understanding them as a discursive construction that is, as a pairing of form and function able to unite the notions of textual type and discursive genre. In this way, we developed a qualitative and quantitative analysis, aimed specifically to analyze the formal properties (phonetic, morphological and syntactic) and functional (semantic, pragmatic and discursive) of slogans. Furthermore, we attempted at verifying and quantifying recurring aspects involved in their construction, in order to capture configurational patterns underlying their formation. The data come from slogans collected in products and / or service stores in the metropolitan area of Natal city, Rio Grande do Norte. This research is based on the Cognitive-Functional Linguistics, that conjugates the North American functionalist tradition, represented by researchers as Talmy Givón, Paul Hopper, Joan Bybee, Elizabeth Closs-Traugott, with Cognitive Linguistics, in particular, the chain linked to Construction Grammar, as postulated by Adele Goldberg, William Croft e Jan-Olla Östman, among others. The results ratified the importance of the interface between the formal and functional aspects in the analysis of linguistic uses. These results point to the idea of the slogan as the pairing of form and function on textual / discursive level, in other words, as a discursive construction, constituting as cognitive storage of a scheme / model of textual formation with a specific discursive-pragmatic function.
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho, analisamos slogans empresariais coletados na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, compreendendo-os como um padrão discursivo, isto é, como um pareamento de forma e função capaz de aglutinar as noções de tipo textual e gênero textual. Os trabalhos encontrados até o momento indicam que a Análise do Discurso é a área que mais tem se pronunciado a respeito dos slogans (slogans de produtos, e não de empresas, vale salientar), considerando-os, por meio de análises apenas formais ou funcionais, como um gênero textual intrínseco à ideologia e à subjetividade. Pretendemos extrapolar o âmbito da análise de um ou outro nível, abordando tais textos, simultaneamente, em seus aspectos formais e funcionais. Desenvolvemos, dessa maneira, uma análise quali-quantitativa, objetivando, especificamente, analisar as propriedades formais (fonéticas, morfológicas e sintáticas) e funcionais (semânticas, pragmáticas e discursivas) dos slogans, bem como verificar e quantificar aspectos recorrentes envolvidos em sua construção, com vistas a captar padrões configuracionais subjacentes à sua formação. Tomamos como base a Linguística Funcional Centrada no Uso, que conjuga a tradição funcionalista norte-americana, representada por pesquisadores como Bybee (2010) e Traugott (2010), com a Linguística Cognitiva, em especial, a corrente vinculada à Gramática de Construções, conforme postula Östman (2005), dentre outros. Por meio dos resultados obtidos, ratificamos a relevância da interface entre os aspectos formais e funcionais na análise dos usos linguísticos.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20769
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