Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20783
Título: Aprendizagem significativa: uma proposta de ensino e aprendizagem da geometria euclidiana espacial no ensino médio
Autor(es): Fernandes, Lacorderio Tavares
Orientador: Bandeira, Francisco de Assis
Palavras-chave: Educação matemática;Aprendizagem significativa;Mapas conceituais;Ensino e aprendizagem
Data do documento: 23-Out-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: FERNANDES, Lacorderio Tavares. Aprendizagem significativa: uma proposta de ensino e aprendizagem da geometria euclidiana espacial no ensino médio. 2015. 154f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: Esta dissertação é fruto de uma pesquisa realizada à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa, com alunos da 2ª série do Ensino Médio, na cidade de Capinzal do Norte, no Estado do Maranhão. A abordagem pedagógica desta pesquisa está direcionada ao que fazer e como fazer para que o aluno venha a se apropriar dos conhecimentos inerentes à Geometria Euclidiana Espacial, de maneira mais significativa e transformadora. Que essas informações permaneçam por mais tempo em sua estrutura cognitiva, enfim, que possibilite uma maior significação no presente e no futuro. Adotou-se como estratégia metodológica a pesquisa-ação, acompanhado de uma observação participante de tal modo que garantisse resultados consistentes, advindos a partir da aplicação de um variado número de instrumentos coletores de dados como: a avaliação diagnóstica, a estratégia de Mapas Conceituais, o uso de materiais concretos, a utilização de software educativo e aplicação do questionário avaliativo, além da própria observação realizada em todas as etapas da investigação. Pois, partimos da premissa que a forma com que os discentes internalizam o conhecimento é algo particular e idiossincrático, ou seja, cada aluno aprende em modos diferentes e em situações temporal diferentes. Daí a importância de se desenvolver metodologias diversificadas para o mesmo conteúdo a ser trabalhado. Esta pesquisa soma-se a várias outras contribuições com referencial, cuja abordagem vai de encontro aos aspectos da Teoria da Aprendizagem Significativa, da estratégia de Mapas Conceituais, da apropriação da tecnologia nos processos educacionais e do uso de materiais concretos, no desejo de aproximá-los e comungar seus pontos comuns. Esta intervenção pedagógica também possui como objetivo a construção de um conjunto de orientações educacionais com aplicabilidade direta em sala de aula e direcionada especialmente ao professor de matemática da educação básica, que poderá utilizá-las no decorrer de sua prática docente. Tais orientações denominadas aqui de produto educacional, procuraram seguir os pressupostos da Teoria que fundamenta este trabalho de pesquisa e assim, tornar-se um instrumento educativo com um relevante potencial significativo. Os resultados ao qual nos deparamos, mostraram-se contundentes aos objetivos propostos em termos de aprendizagem, e nos deixaram certos que a trajetória percorrida vem ao encontro de uma educação holística e que, ao mesmo tempo, valoriza os pequenos detalhes que são fundamentais em todo processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: This dissertation is a research based on the Meaningful Learning Theory, with students from the second year of High School, in the city named Capinzal do Norte, state of Maranhão. The pedagogic approach of this research focuses on what to do and how to do so students can better grasp knowledge inherent to the Euclidean Special Geometry in a more meaningful and changing way, also that information may be kept longer in their brain, so it can last longer in the present and future. The methodological strategy adopted was the research-action, followed by the constant observance of a researcher on the matter with the purpose to ensure consistent results, which come from the use of a variety of data collector instruments, such as: Concept Maps, manipulatives, educational softwares and application of evaluative tests, besides the observations made throughout the process of investigation and the diagnosis itself. It is all due to the fact that we rely on the premise that knowledge is assimilated in particular and idiosyncratic ways, which means each and every student learns in different ways and in different periods of time. That is why it is so important to develop diversified methodologies to the same subject. This research adds to the other ones related to the theoretical frameworks of the Meaningful Learning Theory, of Concept Maps, of the use of technology on the educational process and of manipulatives, which purpose is to connect their common dots. This pedagogical intervention also focuses on the construction of the educational orientations with applicability directly on class, directed specially by the Mathematics teacher of the basic education, who might use them during your teaching practice. Such guidelines established here as an educational product aim to follow the Theory's assumptions that serves as basis to this research, thus becoming an educational element with a relevant significance. The results, with which we are faced, proved overwhelming to the proposed objectives in terms of learning, which were evident in the construction of Conceptual Maps, as well as in the use of Concrete Materials, in addition to serving as a motivational element to participating students of research. The results obtained are indeed reliable in terms of learning, considered the expected goals, and made us certain that the way we have approached the subject is consistent with a holistic education and that at the same time values the tiniest details, which are fundamental to all the learning-teaching process.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20783
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LacorderioTavaresFernandes_DISSERT.pdf3,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.