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Título: O som ao redor do baile: retomada e pós-retomada no cinema produzido em Pernambuco
Autor(es): Silva, Renato Kleibson da
Palavras-chave: Brodagem;Cinefilia;Cultura;Filmes;Produção
Data do documento: 27-Fev-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: SILVA, Renato Kleibson da. O som ao redor do baile: retomada e pós-retomada no cinema produzido em Pernambuco. 2015. 115f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: This dissertation uncovers the path of Pernambuco’s independent cinema of the Retomada, of its production in the second half of the 1990s until mid 2012 when the sector manages to secure a funding edict (Funcultura) for its films and at the same time establishes a few symbolic mechanisms which contributed to the consolidation of a new cycle, the post-Retomada, namely: cinephilia and brodagem. Because it is a cinematography (pernambucana) outside the Rio-São Paulo axis, that is, outside the great center of the brazillian culture industry, the cinema produced in Pernambuco built a very specific modus operandi, in which a material basis, the consolidation of Funcultura, intercrossed with two symbolic practices feeding on each other, cinephilia and brodagem. In this regard, we seek not to establish the material perspective as the primary determination as opposed to the symbolic one. Futhermore, we followed the path of cinephilia in its direct commucation with the brodagem, and how both these logics pressured authorities to institute an incentive funding separated from other artforms in the state. From this point of view, we attempted to trace the trajectory of this cinematography in its external nuances, but also taking into account the internal nuances of its works of art (films). Following this, we created categories to define and distinguish the nuances of the Retomada and post-Retomada productions regarding ethical and aesthetical choices made by directors from both generations.
metadata.dc.description.resumo: Essa dissertação expõe o trajeto do cinema independente pernambucano da Retomada de sua produção na segunda metade da década de 1990, até meados de 2012 quando o setor consegue consolidar um forte Edital de financiamento (Funcultura) para as suas produções e paralelamente institui alguns mecanismos simbólicos que contribuíram para consolidar este novo clico, a pós-Retomada, são eles: a cinefilia e a brodagem. Por se tratar de uma cinegrafia fora do eixo Rio-São Paulo, ou seja, fora do grande centro de produção da indústria cultura brasileira, o cinema produzido em Pernambuco erigiu um modus operandi muito particular, onde entrecruzam-se uma base material, a consolidação do Funcultura, com duas práticas simbólicas em retroalimentação: a cinefilia e a brodagem. Neste sentido, buscamos não sobredeterminar a perspectiva material sobre a simbólica. Com isso, seguimos o trajeto da cinefilia em comunicação direta com a brodagem, como estas duas lógicas pressionaram os governantes para constituírem um Fundo de financiamento separado das demais linguagens artísticas do estado. Nesta perspectiva, buscamos traçar a trajetória desta cinegrafia em suas matizes não só externas, como também internas aos filmes A partir daí, criamos categorias para definir e distinguir as nuances das produções da Retomada e da pós-Retomada tanto no que se refere às opções éticas e estéticas dos realizadores das duas gerações.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20787
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