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Title: Análise do uso do Portal de Periódicos da CAPES na perspectiva de mestres e doutores formados pelo Programa de Pós-graduação em Administração da UFRN
Authors: Miranda, Ana Cláudia Carvalho de
Keywords: Portal de Periódicos da CAPES;Comunicação científica;Estudo de usuários;Periódicos eletrônicos;Políticas públicas
Issue Date: 26-Sep-2014
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MIRANDA, Ana Cláudia Carvalho de. Análise do uso do Portal de Periódicos da CAPES na perspectiva de mestres e doutores formados pelo Programa de Pós-graduação em Administração da UFRN. 2014. 196f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) tem como missão prover a Informação em Ciência e Tecnologia (ICT) para usuários do meio acadêmico e é considerado um instrumento relevante para a política de dinamização da pós-graduação para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (C&T) do país. Apesar da sua importância, existem poucos estudos focados na análise da eficácia dessa política. Esta pesquisa visa preencher essa lacuna, pois busca analisar o uso do Portal de Periódicos da CAPES na realização de pesquisas por mestres e doutores formados pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A operacionalização deste objetivo se deu através dos seguintes objetivos específicos: a) caracterizar o perfil dos egressos do PPGA da UFRN quanto a motivação para o uso do Portal de Periódicos da CAPES; b) identificar os aspectos positivos e as dificuldades percebidas pelos egressos no processo de busca da informação no Portal de Periódicos da CAPES; c) identificar o grau de satisfação dos egressos no processo de busca da informação no Portal de Periódicos da CAPES; d) verificar o uso das informações obtidas pelos egressos ao acessarem o Portal para desenvolvimento de suas atividades acadêmicas. A pesquisa é do tipo descritiva, empregando uma estratégia metodológica mista, com predomínio da abordagem quantitativa. A coleta de dados foi feita através de um questionário online (websurvey). Para a análise quantitativa dos dados, foi empregado o método estatístico. Para a análise qualitativa, foi adotado o modelo teórico-metodológico Sense Making de Brenda Dervin e a análise de conteúdo das questões abertas. A amostra investigada foi composta por 90 egressos do PPGA da UFRN que defenderam suas dissertações/teses no período entre 2010-2013, representando 88% dessa população. Quanto ao perfil dos egressos, a análise evidenciou que inexiste diferença quantitativa significativa no tocante ao sexo. Porém, percebeu-se a predominância dos egressos do sexo masculino com idades entre 26 e 30 anos, enquanto que no sexo feminino, a maioria concentrou-se entre 31 e 35 anos. A maioria dos egressos tem formação em nível de mestrado e em sua maioria obtiveram bolsas para cursar sua pós-graduação. Atestou-se também que a imensa maioria dos respondentes disseram ter utilizado o Portal durante sua pós-graduação, sendo que os principais motivos apontados para seu não uso foram: a preferência por acessar outras bases e a falta de conhecimento do Portal. Observou-se que o material informacional mais utilizado no Portal foram as dissertações/teses. Os dados também indicaram que a maior dificuldade para suprir as necessidades de informação, através do uso do Portal, foi o acesso ao texto completo. Destaca-se, também, que todos os que disseram ter utilizado o Portal, também afirmaram ter buscado outras fontes eletrônicas para suprirem suas necessidades de informação. No que se refere ao uso das fontes de informação pesquisadas fora do Portal, foram identificadas fontes tais como: monografias, dissertações, teses. Também ficou em evidência que a fonte de informação eletrônica mais utilizada foi a Scielo. Os resultados revelaram, portanto, que, em relação ao acesso e uso do Portal de Periódicos da CAPES, o Portal tem sido utilizado de forma regular durante a pós-graduação, mas os egressos também acessam outras fontes de informação eletrônicas para suprirem suas necessidades de informação. O estudo também comprovou a importante missão desempenhada pelo Portal para produção da comunicação científica brasileira, embora os usuários tenham reportado a necessidade de melhora de alguns aspectos, para que seu uso seja mais intenso, tais como: realização de treinamentos periódicos para divulgar, incentivar e ensinar a utilizar o Portal de modo mais eficaz; investimento na ampliação do acervo destinado à área de Ciências Sociais Aplicadas e implementação de processos contínuos de avaliação da satisfação dos usuários em relação aos serviços prestados.
Abstract: The Brazilian CAPES Journal Portal aims to provide Information in Science and Technology (IST) for academic users. Thus, it is considered a relevant instrument for post-graduation dynamics and the country´s Science and Technology (S&T) development. Despite its importance, there are still few studies that focus on the policy analysis and efficiency of these resources. This research aims to fill in this gap once it proposes an analysis of the use of the CAPES Journal Portal done on behalf of the master´s and doctoral alumni of the Post Graduate Program in Management (PPGA) at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). The operationalization of the research´s main objective was possible through the specific objectives: characterize graduate profile as CAPES Journal Portal users b) identify motivation for the use of CAPES Journal Portal c) detect graduate satisfaction degree in information seeking done at CAPES Journal Portal d) verify graduate satisfaction regarding the use of the CAPES Journal Portal e) verify the use of the information that is obtained by graduates in the development of their academic activities. The research is of descriptive nature employing a mixed methodological strategy in which quantitative approach predominates. Data collection was done through a web survey questionnaire. Quantitative data analysis was made possible through the use of a statistical method. As for qualitative analysis, there was use of the Brenda Dervin´s sense-making approach as well as content analysis in open ended questions. The research samples were composed by 90 graduate students who had defended their dissertation/thesis in the PPGA program at UFRN in the time span of 2010-2013. This represented by 88% of this population. As for user profile, the analysis has made evident that there are no quantitative differences related to gender. There is predominance of male graduates that were aged 26 to 30 years old. As for female graduates, the great majority were 31 o 35 years old. Most graduates had Master´s degree scholarship in order to support their study. It was also seen that the great majority claim to use the Portal during their post graduation studies. The main reasons responsible for non use was: preference for the use of other data bases and lack of knowledge regarding the Portal. It was observed that the most used information resources were theses and dissertations. Data also indicate preference for complete text. Those who have used the Portal also claimed to have used other electronic information fonts in order to fulfill their information needs. The information fonts that were researched outside in the Portal were monographs, dissertations and thesis. Scielo was the most used information font. Results reveal that access and use of the Portal has been done in a regular manner during post graduation studies. But on the other hand, graduates also make use of other electronic information fonts in order to meet their information needs. The study also confirmed the important mission performed by the Portal regarding Brazilian scientific communication production. This was seen even though users have reported the need for improvement in some aspects such as: periodic training in order to promote, encourage and teach more effective use of the portal; investment aiming the expansion of Social Sciences Collection in the Portal as well as the need to implement continuous evaluation process related to user satisfaction in regarding the services provided.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20937
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