Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20980
Título: Aprendizagem criativa na aula de piano em grupo
Autor(es): Rocha, José Leandro Silva
Palavras-chave: Aprendizagem criativa em Música;Piano em grupo;Composição
Data do documento: 7-Dez-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: ROCHA, José Leandro Silva. Aprendizagem criativa na aula de piano em grupo. 2015. 128f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: The central focus of this thesis was to investigate creative learning in music at piano group lessons. Thus, the theoretical framework adopted was guided by two main principles: (1) creativity in the field of music education and (2) Piano teaching and learning. As a methodological procedure we used a research-action with students of the disciplines Prática de Instrumento Harmônico I e II, at the Music Education Undergraduate Course of Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). This research-action was structured in four phases: 1) the identification of the starting points and the theme of creativity matters in piano group lessons, considering the context of a teacher training course in music; 2) the projection of actions, the definition of the objectives and the organization of instruments of data collection and analysis; 3) the realization of the planned actions; and 4) the evaluation of the results, the transcription, organization and analysis of the data collected through observation and interviews. Given the Creative Learning Cycle in Music, represented by the activities of composing, performing and criticizing Music, defended by Beineke (2009, 2013, 2015), we propose in this thesis a creative cycle of formation in music to promote creative learning in piano group lessons, in which teachers and students teach and learn creatively, expanding training opportunities in the field of Music Education. This was possible due to the joint experience of creative practices related to improvisation, elaboration of arrangements and musical compositions - elements that contributed positively to the learning process of the participants. But for this to occur, the planning, implementation and evaluation of the creative and pedagogical musical procedures adopted were decisive, considering the perspectives of students, their conceptions, musical creations, processes and collaborative exchange.
metadata.dc.description.resumo: O foco central dessa dissertação é investigar a aprendizagem criativa na aula de piano em grupo. Para tanto, o referencial teórico adotado foi norteado por dois eixos principais: (i) a criatividade na área da Educação Musical e (ii) o ensino e aprendizagem de piano. Além disso, utilizamos como procedimento metodológico uma pesquisa-ação com discentes adultos das disciplinas “Prática de Instrumento Harmônico I e I”, do Curso de Licenciatura em Música da UFRN. Essa pesquisa-ação foi estruturada em quatro fases: 1) a identificação das situações iniciais, problematização do tema criatividade na aula de piano em grupo, considerando o contexto de um curso de formação docente em música; 2) a projetação das ações, a definição dos objetivos e o planejamento das ações, tais como a elaboração de procedimentos pedagógico-musicais criativos e materiais, o planejamento de aulas, a organização dos instrumentos de coleta e análise de dados; 3) a realização das ações planejadas, a efetivação das aulas, promoção de um recital público, coleta de dados por meio de diário de campo e aplicação de entrevistas com alunos participantes da pesquisa; 4) a avaliação dos resultados, transcrição, organização e análise dos dados coletados por meio de observações participantes, entrevistas e também por meio do levantamento teórico obtido na revisão bibliográfica, e por fim, a elaboração do texto de dissertação. Tendo em vista os resultados alcançados, concluímos que o ciclo da aprendizagem criativa em música, constituído por atividades tais como compor, apresentar e criticar música (BEINEKE, 2009; 2013; 2015) se constituiu como um fenômeno significativo para a promoção da aprendizagem criativa na aula de piano em grupo. Mas para que isso pudesse ocorrer foi decisivo o planejamento, a aplicação e a avaliação dos procedimentos pedagógico-musicais criativos adotados e também ouvir os alunos, suas perspectivas, e por meio do processo de trocas e construções estabelecidos, possibilitar um elo criativo e formativo mais abrangente, não somente para os alunos participantes como também para nós, como ator envolvido e transformado nesse processo educativo.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20980
Aparece nas coleções:PPGMUS - Metrado em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoseLeandroSilvaRocha_DISSERT.pdf49,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.