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Título: Do papel atribuído ao papel exercido: a política de formação continuada de alfabetizadores em municípios cearenses
Título(s) alternativo(s): From the assigned to the played role: literacy teacher continuing education in municipalities of the state of Ceará
Del papel atribuido al papel ejercido: la política de formación continua de alfabetizadores en municipios del estado de Ceará
Autor(es): Rabelo, Clotenir Damasceno
Castro, Alda Maria Duarte Araújo
Palavras-chave: Relações intergovernamentais;Políticas de formação continuada de alfabetizadores;Papel do município;Intergovernmental relations;Literacy teacher continuing education policies;Role of the municipality;Relaciones intergubernamentales;Políticas de formación continua de alfabetizadores;Papel del municipio
Data do documento: 2016
Citação: RABELO, Clotenir Damasceno Rabelo; CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo Castro. Do papel atribuído ao papel exercido: a política de formação continuada de alfabetizadores em municípios cearenses. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 11, n. 1, p. 243-269, jan./abr. 2016. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa>. Acesso em: 19. jul. 2016.
Resumo: The paper is about the role played by the municipalities in the literacy teacher continuing education policies. It is a research conducted in Ceará municipalities, Brazil, having the period between 2003 and 2006 as a contextual sample. The study brings the notion of intergovernmental relations and cooperative mechanisms as theoretical and central tools and, through interrelated stages of bibliographical and document analysis as well as fieldwork, it is carried out the analysis of the interrelation between the municipal policies and the policies developed by the Federal and/or State Government for literacy teacher continuing education. The research reveals that in the field of the realities examined taking care of the literacy teacher continuing education policies is not an exclusive municipal role, but it is a common competence of the federated entities within the Brazilian cooperative federalism.
El artículo aborda el papel ejercido por los municipios en las políticas de formación continua de alfabetizadores. Se trata de una investigación realizada en municipios del estado de Ceará, teniendo como muestra contextual el período comprendido entre 2003 y 2006. El estudio trae la noción de relaciones intergubernamentales y mecanismos cooperativos como herramientas teórico centrales y, por medio de etapas interrelacionadas de análisis bibliográfico y documental y de trabajo de campo, efectúa el análisis de la interrelación de las políticas municipales y las políticas elaboradas por el Gobierno Federal y/o Estatal para la formación continua de alfabetizadores. La investigación revela que, en el plano de las realidades estudiadas, ocuparse de las políticas de formación continua de los alfabetizadores no es papel exclusivo de los municipios, pero competencia común a los entes federados, en el ámbito del federalismo cooperativo brasileño.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo aborda o papel exercido pelos municípios nas políticas de formação continuada de alfabetizadores. Trata-se de uma pesquisa realizada em Municípios cearenses, tendo como recorte contextual o período de 2003 a 2006. O exame traz a noção de relações intergovernamentais e mecanismos cooperativos como ferramentas teórico-centrais e, por meio de etapas inter-relacionadas de análise bibliográfica e documental e de trabalho de campo, procede a análise da inter-relação das políticas municipais e as políticas elaboradas pelo Governo Federal e/ou Estadual para a formação continuada de alfabetizadores. A pesquisa revela que, no plano das realidades pesquisadas, cuidar das políticas de formação continuada dos alfabetizadores não é papel municipal exclusivo, mas competência comum aos entes federados, no âmbito do federalismo cooperativo brasileiro.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20992
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