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Título: Transição demográfica e a questão educacional: uma abordagem para o ensino médio do Rio Grande do Norte
Autor(es): Santos, Kivyson Nunes dos
Palavras-chave: Transição demográfica;Ensino médio;Tipologia das escolas
Data do documento: 14-Abr-2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: SANTOS, Kivyson Nunes dos. Transição demográfica e a questão educacional: uma abordagem para o ensino médio do Rio Grande do Norte. 2016. 100f. Dissertação (Mestrado em Demografia) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: Due to demographic transition process, the educational public sector politics formers encounter a highly specific demographic situation because, nowadays, despite the demographic transition, population is still growing because of the demographic inertia; however, due to steady decline in fertility, young population tends to decrease in next years. In this way, aiming to make high school widely accessible in the country, the issue of education quality is highlighted as well the importance of the physical structure of schools and their teaching equipments to confirm a favorable or not environment for developing educational processes. In this way, this work aims to relate the enrollment of students as school types with the demand of young people who will be able to attend high school on the Rio Grande do Norte state by the year of 2020, emphasizing teaching unities structural aspects, from a school profiling to the design of three prospective alternatives. So, from INEP's Scholar Census data and IBGE population's projections, this work is composed by four stages: i) literature review about research related subjects; ii) database design and build; iii) school profiling; and, iv) prospective alternatives creation. As results, three alternatives relate potential demand and enrollment using the built profiles and they are: i) “Alternative A” attends PEE's requirements related to demands but do not provide improvements in the school structural aspects; ii) “Alternative B” points into an increase of enrollment offering to the detriment of school's structural conditions which are offered to these students; iii) “Alternative C” propitiates a quantitative enrollment increasing combined with improvements on school's physical structure. These alternatives help to support decision making related to goals and realization of universal access with physical conditions which are necessary to a favorable environment to educational activity development.
metadata.dc.description.resumo: Em virtude do processo de transição demográfica, os formuladores de políticas públicas do setor educacional deparam-se com uma situação demográfica bastante específica, pois no instante atual, a despeito da transição demográfica, a população ainda continua crescendo, em razão da inércia demográfica; no entanto, em virtude da constante queda da fecundidade, a população jovem tende a diminuir nos próximos anos. Desta forma, em busca da universalização do Ensino Médio no país, a questão da qualidade da educação ganha destaque, inclusive, a ênfase que a estrutura física das escolas e os equipamentos de apoio pedagógico têm uma função importante na questão educacional, corroborando para um ambiente favorável ou desfavorável para o desenvolvimento dos processos educativos. Nesta perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo central relacionar a oferta de vagas, segundo tipologias das escolas, com a demanda de jovens que estarão em idade de frequentar o Ensino Médio no Rio Grande do Norte no ano de 2020, tendo como ênfase os aspectos estruturais das unidades de ensino, a partir da construção de uma tipologia das escolas, e, posteriormente, do delineamento de três alternativas prospectivas. Assim, a partir de dados do Censo Escolar do INEP e de projeções populacionais do IBGE este trabalho foi realizado em quatro etapas: i) levantamento bibliográfico sobre os assuntos relacionados com a pesquisa; ii) manipulação dos bancos de dados; iii) construção dos perfis das escolas; e, iv) construção das alternativas prospectivas. Desta forma, obteve-se como resultado final do trabalho o delineamento de três alternativas que relacionam a demanda potencial e a oferta de vagas segundo os perfis construídos, possuindo a seguinte descrição: i) a “Alternativa A” atende os requisitos elencados no PEE em relação a demanda, no entanto, não prevê melhorias nos aspectos estruturais das escolas; ii) a “Alternativa B” aponta para um aumento da oferta de matrículas, em detrimento das condições estruturais da escola que é oferecida a estes alunos; e, iii) a “Alternativa C” propicia um aumento do quantitativo das vagas acompanhado das devidas melhorias na estrutura física das escolas. Estas alternativas servem, portanto, para subsidiar a tomada de decisão em relação as metas e a efetivação da universalização do acesso alinhado com a as condições físicas necessárias para um ambiente favorável ao desenvolvimento das atividades educacionais.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21242
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