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Title: Programa "Engajando famílias na escola": estratégias, possibilidades e desafios
Authors: Santos, Alana Driziê Gonzatti dos
Keywords: Estudos de letramento;Letramento familiar;Projetos de letramento
Issue Date: 15-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SANTOS, Alana Driziê Gonzatti dos. Programa "Engajando famílias na escola": estratégias, possibilidades e desafios. 2015. 232f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: Educação e comunidade estão entrelaçadas nas conjunturas atuais, de modo que as práticas sociais, as problemáticas situadas e os trabalhos emancipadores têm cada vez mais adentrado o ambiente escolar. Nesse contexto, a ampliação de estudos com foco no letramento familiar torna-se necessária para a mobilização de alternativas e ações nesse âmbito. Nesse caminho, o ambiente colaborativo é produzido e o engajamento é efetivado. A pesquisa se insere no projeto “O habitus de estudar: construtor de uma nova realidade na região metropolitana de Natal” (OBEDUC/UFRN) e no programa “Letramentos e políticas públicas: a família na escola” (MEC/PROEXT/UFRN). Em função do objeto de estudo eleito - letramento familiar -, norteamos esta pesquisa a partir dos seguintes objetivos: discutir ações de linguagem implementadas em um programa de letramento familiar, buscando criar recursos potencializadores dos letramentos desenvolvidos para: 1) registrar ações, divulgar informações diversas (eventos, textos e ações); 2) desenvolver estratégias de aproximação entre a escola e a família e 3) apontar impactos de tais vivências de letramento familiar. Para alcançar tais objetivos, fundamentamos a discussão em aportes teóricos dos estudos de letramento (STREET, 1984; McLAREN, 1988; BARTON & HAMILTON, 1993; KLEIMAN, 1995, 2000), aprofundando-nos em questões do letramento familiar e dos projetos de letramento. Metodologicamente, inserimo-nos na área de estudos da Linguística Aplicada e tomamos como paradigma o qualitativo (ERICKSON, 1990; BORTONI-RICARDO, 2008), com abordagem etnográfica crítica (MOITA LOPES, 1993; THOMAS, 1993; HEATH & STREET, 2008). Compreendemos, a partir de nossas análises, que as famílias têm muito a contribuir com a realidade da escola e, percebendo a relevância e o valor nas ações, elas participam e agem em prol das ações e da educação dos alunos, mesmo em meio às situações complexas da rotina. Ainda, apreendemos que são necessários diálogos e a realização de atividades com a comunidade, procurando sempre, nesses momentos, ter envolvimento, priorizar saberes locais e a construção de um conhecimento compartilhado.
Abstract: Education and community are currently intertwined, so that social practices, situated problems and emancipation processes have, more and more, entered in the school environment. Considering this context, the expansion of studies focusing on family literacy becomes necessary for the mobilization of alternatives and actions in this area. This research forms part of the project "The habitus of study: builder of a new reality in metropolitan Natal" (CAPES/OBEDUC/UFRN) and the program "Literacies and public policies: the family at school" (MEC/PROEXT/UFRN). In view of the chosen object – family literacy – therefore, we try to: 1) discuss actions implemented in a family literacy program, with specific reference to create literacy resources to register, discuss material, events, texts, 2) actions and promote forms of interaction by the family in the school environment; 2develop bonding strategies between school and families; 3) point the impact of such experiences of family literacy. To achieve these objectives, we base the discussion on theoretical contributions of the New Literacy Studies (STREET, 1984; McLAREN, 1988; BARTON & HAMILTON, 1993; KLEIMAN, 1995, 2000), focusing on Family Literacy and Literacy Project issues. Regarding to the research paradigm, we consider the Applied Linguistics field of study and we take the qualitative model (ERICKSON, 1990; BORTONI-RICARDO, 2008), with ethnographic critical approach (MOITA LOPES, 1993; THOMAS, 1993; HEATH & STREET, 2008). We understand, through our analysis, that families have much to contribute to the reality of schools, and, having seen relevance and value, these collaborators participate and act in support of the actions and the student’s education, even in the midst of complex routine situations. Still, we have learned that dialogues and activities with the community are necessary, looking forward to having involvement, local knowledge and the construction of shared learning; following this path, the collaborative environment is produced and the collaboration is effective.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21252
Appears in Collections:PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem

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