Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21257
Título: A política do argumento de inclusão regional no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Autor(es): Nascimento, Gerson Barbosa do
Palavras-chave: Argumento de inclusão regional. Acesso ao ensino superior. Formação médica
Data do documento: 11-Mai-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: NASCIMENTO, Gerson Barbosa do. A política do argumento de inclusão regional no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2015. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
metadata.dc.description.resumo: O acesso ao ensino superior gratuito no Brasil continua sendo um grande desafio para significativa parcela da população. Várias políticas de ações afirmativas têm sido estimuladas no sentido de promover um acesso mais homogêneo às universidades públicas brasileiras. Essa dificuldade no acesso acaba refletindo-se no mercado de trabalho, gerando um desequilíbrio em várias áreas de atuação. Na área de saúde, temos observado que um intenso debate sobre a oferta, a concentração e a fixação de médicos vem acontecendo no Brasil. Embora o número de médicos tenha aumentado nos últimos anos, chama a atenção a desigualdade da distribuição dos mesmos, que prioriza os grandes centros urbanos e as capitais em detrimento dos municípios do interior. A abertura de novos cursos de medicina é uma das estratégias na tentativa de conseguir uma melhor distribuição de médicos nas diversas regiões do Brasil. O presente trabalho teve como objetivo estudar o Argumento de Inclusão Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, enquanto política que objetiva priorizar a seleção de estudantes do interior do Estado com vistas a promover maior fixação futura de profissionais nas regiões com maior carência destes, especialmente médicos. Trata-se de estudo exploratório, descritivo, em que a coleta de dados constou de revisão bibliográfica e análise documental. O estudo se desenvolveu em etapas, transformadas em capítulos descritivos que deram forma ao trabalho final. É importante destacar a necessidade de esclarecimento sobre esse instrumento, que pode ser utilizado por todos os novos cursos de Medicina do país como um dos meios para um melhorar o acesso de estudantes das regiões onde os cursos estão inseridos e, com isso, tentar promover, ao final do curso, uma maior fixação de médicos nos municípios do interior do Brasil.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21257
Aparece nas coleções:MPEENSA - Mestrado Profissional em Ensino na Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GersonBarbosaNascimento_DISSERT.pdf736,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.