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Title: Processo identitário profissional: as experiências formativas de licenciandos do curso de Física - UFPI
Authors: Araújo, Hilda Mara Lopes
Keywords: Experiências formativas;Identidade profissional;Formação docente
Issue Date: 16-Dec-2011
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ARAÚJO, Hilda Mara Lopes. Processo identitário profissional: as experiências formativas de licenciandos do curso de Física - UFPI. 2011. 189f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
Portuguese Abstract: Nesta pesquisa, temos como objeto de estudo o processo de identificação com a profissão de discentes do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Piauí. Partimos da seguinte questão: ─ Que relações podemos estabelecer entre os sentidos dados pelos discentes ao conjunto das experiências vivenciadas na sua formação inicial e a construção identitária como docente? O pressuposto é de que o processo identitário com a profissão pode conter experiências formativas impossíveis de serem reduzidas às situações de aprendizagem de disciplinas. Consideramos que, no desenvolvimento do processo identitário profissional, as articulações e as conexões que os estudantes estabeleceram consigo, com o outro - seus professores formadores, gestores - e com o mundo - a Universidade, a escola pública - devem ser compreendidas nas relações de interdependência, consubstanciadas nas experiências vivenciadas durante a etapa inicial de formação. Logo, nosso objetivo é compreender o processo de identificação dos discentes com a profissão docente, com base nos sentidos dados às suas experiências formativas. Para tanto, utilizamos a metodologia da Entrevista Compreensiva, e elegemos como princípios teóricos metodológicos: a multirreferencialidade, "configuração e interdependência‟, a relação entre „identidade e alteridade‟, a „escuta sensível e o „artesanato intelectual‟. O trabalho é organizado em duas partes: a primeira, desenvolvida em dois capítulos, é de caráter introdutório. A segunda parte desdobra-se em cinco capítulos, e constitui o desenvolvimento da tese. Em “trajetórias”, desvelamos, a partir das ações e intenções que mobilizaram os discentes, processos referentes à escolha do curso, e, desta forma, as identificações iniciais com o ser um discente universitário. Buscamos identificar possíveis dissonâncias entre o currículo „instituído e instituinte‟, bem como as implicações de sua gestão no conjunto das experiências formativas dos professores futuros. Em suma, procuramos captar, por meio das falas de um grupo de estudantes, os sinais, as imagens e os sentidos de suas experiências formativas, as quais indicam como se constrói uma visão da profissão docente. Com este estudo, visamos contribuir para as pesquisas sobre as licenciaturas, tomando como eixo os processos formativos que configuram esses cursos. Por fim, que se possam, sobremaneira, pensar políticas de formação, a partir de exigências internas, vivenciadas nos processos formativos.
Abstract: In this research, we have as study object the identification process with the profession of students of the Undergraduate course for preparing professors for teaching Physics of the Federal University of Piauí. We start from the following question: - What relationships can be established among the senses given by the students to the group of the experiences lived in their initial formation and the identity construction as teacher? The presupposition is that the process of identification with the profession can contain formative experiences that are impossible to be reduced to the situations of disciplines learning. We considered that, in the development of the process of professional identification, the articulations and the connections that the students established with themselves, with the others - their formative teachers, managers - and with the world - the University, the public school - they should be understood in the interdependence relationships, consubstantiated in the experiences lived during the initial stage of their formation. Therefore, our objective is to understand the process of identification of the students with the teaching profession, based in the senses given to their formative experiences. In order to get this aim, we used the methodology of the Comprehensive Interview, and we chose as methodological and theoretical principles: the multi-referential theoretical framework, 'configuration and interdependence', the relationship among 'identity and alterity', the sensitive hearing and the 'intellectual craft'. The study is organized in two parts: the first, contains two chapters, that have introductory character. The second part is unfolded in five chapters, and it constitutes the development of the thesis. In the "paths", we revealed, starting from the actions and intentions that mobilized the students, processes involved in the choice of the course, and, this way, the initial identifications with the being an university student. We looked for to identify possible dissonances among the curriculum 'instituted and instituting', as well as the implications of its management of the formative experiences of future teachers. In short, we tried to capture, through the speeches of a group of students, the signs, the images and the senses of their formative experiences, which indicate as a vision of how their teaching profession is built. With this study, we sought to contribute for the researches on the field of degrees, taking as axis the formative processes that configure those courses. Finally, that the proposition of professor formation politics should be fundamentally based in internal demands, lived in the formative processes.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21262
Appears in Collections:PPGED - Doutorado em Educação

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