Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21310
Título: Dispositivo da orientação sexual: uma análise de discurso a partir de peças educativas
Autor(es): Machado, Girlane Martins
Palavras-chave: Dispositivo da orientação sexual;Michel Foucault;Gênero e sexualidade
Data do documento: 29-Fev-2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: MACHADO, Girlane Martins. Dispositivo da orientação sexual: uma análise de discurso a partir de peças educativas. 2016. 144f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
metadata.dc.description.resumo: A partir da perspectiva pós-estruturalista e com ferramentas teórico-metodológicas foucaultianas, o objetivo deste trabalho é investigar a formação e o funcionamento do dispositivo da orientação sexual, identificando as condições de possibilidade para sua emergência, e analisando os enunciados centrais presentes em certas peças educativas que circulam atualmente no Brasil, para mostrar o funcionamento da rede discursiva que constitui o referido dispositivo. Por peças educativas entende-se neste estudo um determinado conjunto de materiais que orienta famílias e docentes a conduzir a conduta sexual de adolescentes. Dentre as muitas peças possíveis, foram selecionadas para o trabalho analítico: o volume dos Parâmetros Curriculares Nacionais que trata de orientação sexual; um guia de orientação sexual; uma história em quadrinhos sobre ;prevenção sexual; dois livros sobre sexualidade; e postagens de um blog sobre sexualidade na educação. Como resultados, tem-se que a principal urgência histórica do dispositivo da orientação sexual foi a de atender a princípios médicos, destacando-se a eugenia e o higienismo como condições que atravessaram sua função estratégica. A análise das peças educativas apontou para a recorrência de quatro pares de enunciados, que configuram discursos sobre a orientação sexual, destacando-se seus enfoques: científico e (in)formativo, institucional, preventivo, e binarista.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21310
Aparece nas coleções:PPGED - Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GirlaneMartinsMachado_DISSERT.pdf2,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.