Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21362
Title: Jogo digital como ferramenta facilitadora no exercício da matemática fundamental
Authors: Silva, Álvaro Hermano da
Keywords: Jogo digital;Jogo para matemática;Exercício matemática fundamental
Issue Date: 25-Apr-2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Álvaro Hermano da. Jogo digital como ferramenta facilitadora no exercício da matemática fundamental. 2016. 76f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Software) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: Para alunos que ingressam no primeiro ano de um curso técnico integrado, a matemática é uma das disciplinas de difícil entendimento. Fatores como falta de atenção, problemas com interpretação de texto e problemas no aprendizado no ensino fundamental, colaboram com as reprovações na disciplina, gerando um aumento no desestímulo do aluno no curso. Com base em relatos dos professores da disciplina de matemática feitos ao setor pedagógico da escola sobre as dificuldades desses alunos em resolver as atividades trabalhadas em sala de aula e após a realização de entrevistas com um grupo de alunos, os referidos fatores de dificuldade foram identificados e possíveis soluções foram traçadas. Uma delas é a implementação de um jogo digital, a ser trabalhado no ambiente escolar, que proporcione o exercício da matemática fundamental, como forma de trabalhar aspectos cognitivos e o conhecimento dos conteúdos da disciplina, gerando dados sobre o desempenho do jogador, proporcionando um feedback ao professor sobre dificuldades e/ou facilidades na resolução das questões. Este trabalho apresenta a proposta de jogo concebida.
Abstract: For students who start their first High School year in a technical integrated course, Mathematics is a hard understanding subject. Based on teachers’ reports to the pedagogical office stating the difficulties from students to resolve activities explained in class and after interviewing a group of students, this work identified reasons such as lack of attention/focus, difficulties on reading the texts and understanding the studied background, troubles on basic mathematical operations from elementary school. Thus, possible solutions were outlined. One option is the implementation of a digital game to be worked at school. This game provides the exercising of fundamental mathematical operations in a way to enhance cognitive aspects and the knowledge about the contents of the subject. It eventually provides a teacher’s feedback about the difficulties or facilities to resolve the questions the game presents. This work presents the proposal of the conceived game.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21362
Appears in Collections:MPES - Mestrado Profissional em Engenharia de Software

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AlvaroHermanoDaSilva_DISSERT.pdf3,1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.