Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21362
Título: Jogo digital como ferramenta facilitadora no exercício da matemática fundamental
Autor(es): Silva, Álvaro Hermano da
Orientador: Campos, André Mauricio Cunha
Palavras-chave: Jogo digital;Jogo para matemática;Exercício matemática fundamental
Data do documento: 25-Abr-2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Álvaro Hermano da. Jogo digital como ferramenta facilitadora no exercício da matemática fundamental. 2016. 76f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Software) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: Para alunos que ingressam no primeiro ano de um curso técnico integrado, a matemática é uma das disciplinas de difícil entendimento. Fatores como falta de atenção, problemas com interpretação de texto e problemas no aprendizado no ensino fundamental, colaboram com as reprovações na disciplina, gerando um aumento no desestímulo do aluno no curso. Com base em relatos dos professores da disciplina de matemática feitos ao setor pedagógico da escola sobre as dificuldades desses alunos em resolver as atividades trabalhadas em sala de aula e após a realização de entrevistas com um grupo de alunos, os referidos fatores de dificuldade foram identificados e possíveis soluções foram traçadas. Uma delas é a implementação de um jogo digital, a ser trabalhado no ambiente escolar, que proporcione o exercício da matemática fundamental, como forma de trabalhar aspectos cognitivos e o conhecimento dos conteúdos da disciplina, gerando dados sobre o desempenho do jogador, proporcionando um feedback ao professor sobre dificuldades e/ou facilidades na resolução das questões. Este trabalho apresenta a proposta de jogo concebida.
Abstract: For students who start their first High School year in a technical integrated course, Mathematics is a hard understanding subject. Based on teachers’ reports to the pedagogical office stating the difficulties from students to resolve activities explained in class and after interviewing a group of students, this work identified reasons such as lack of attention/focus, difficulties on reading the texts and understanding the studied background, troubles on basic mathematical operations from elementary school. Thus, possible solutions were outlined. One option is the implementation of a digital game to be worked at school. This game provides the exercising of fundamental mathematical operations in a way to enhance cognitive aspects and the knowledge about the contents of the subject. It eventually provides a teacher’s feedback about the difficulties or facilities to resolve the questions the game presents. This work presents the proposal of the conceived game.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21362
Aparece nas coleções:MPES - Mestrado Profissional em Engenharia de Software

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlvaroHermanoDaSilva_DISSERT.pdf3,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.