Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21383
Título: Desenvolvimento de um aplicativo para ensino de eletrocardiografia para alunos de graduação
Autor(es): Oliveira Neto, Nestor Rodrigues de
Palavras-chave: Eletrocardiografia;Educação Médica;Aprendizagem;Cardiologia
Data do documento: 30-Abr-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: OLIVEIRA NETO, Nestor Rodrigues de. Desenvolvimento de um aplicativo para ensino de eletrocardiografia para alunos de graduação. 2015. 24f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciência da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: O eletrocardiograma (ECG) é um exame fundamental em Cardiologia e no atendimento dos pacientes em Unidades de Pronto Atendimento e Emergências. Entretanto, o ensino e o aprendizado do ECG, em geral, não tem sido considerado tarefa fácil e estudos têm mostrado que o nível de competência para interpretação do ECG é baixo até mesmo entre médicos residentes. O primeiro contato com este tema na graduação é através do ensino dos conceitos básicos, como a eletrofisiologia da célula cardíaca, anatomia e fisiologia do sistema de condução do coração e o estudo dos conceitos básicos em eletrocardiografia e ECG normal. Atualmente aplicativos da área médica para dispositivos eletrônicos portáteis são bastantes populares no ambiente hospitalar, como auxiliares ao ensino e à prática médica. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis (Iphone/Ipad), focado no ensino de eletrofisiologia da célula cardíaca e eletrocardiografia, direcionado para alunos de graduação. O aplicativo é desenvolvido na plataforma iOS (Apple inc), utilizando a ferramenta de programação iOS SKD 6.0, que consiste no pacote com os softwares necessários para trabalhar com iOS. O aplicativo apresenta potencial para emprego no ensino de graduação, como ferramenta para facilitar o entendimento dos conceitos básicos da eletrocardiografia. Para isso, incorpora várias ferramentas e recursos integrados, contendo textos com imagens, animações, tutoriais e vídeos.
metadata.dc.description.resumo: O eletrocardiograma (ECG) é um exame fundamental em Cardiologia e no atendimento dos pacientes em Unidades de Pronto Atendimento e Emergências. Entretanto, o ensino e o aprendizado do ECG, em geral, não tem sido considerado tarefa fácil e estudos têm mostrado que o nível de competência para interpretação do ECG é baixo até mesmo entre médicos residentes. O primeiro contato com este tema na graduação é através do ensino dos conceitos básicos, como a eletrofisiologia da célula cardíaca, anatomia e fisiologia do sistema de condução do coração e o estudo dos conceitos básicos em eletrocardiografia e ECG normal. Atualmente aplicativos da área médica para dispositivos eletrônicos portáteis são bastantes populares no ambiente hospitalar, como auxiliares ao ensino e à prática médica. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis (Iphone/Ipad), focado no ensino de eletrofisiologia da célula cardíaca e eletrocardiografia, direcionado para alunos de graduação. O aplicativo é desenvolvido na plataforma iOS (Apple inc), utilizando a ferramenta de programação iOS SKD 6.0, que consiste no pacote com os softwares necessários para trabalhar com iOS. O aplicativo apresenta potencial para emprego no ensino de graduação, como ferramenta para facilitar o entendimento dos conceitos básicos da eletrocardiografia. Para isso, incorpora várias ferramentas e recursos integrados, contendo textos com imagens, animações, tutoriais e vídeos.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21383
Aparece nas coleções:MPEENSA - Mestrado Profissional em Ensino na Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NestorRON_DISSERT.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.