Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21568
Título: Análise do uso da tecnologia da informação aplicada à melhoria da gestão em escolas privadas no estado do Rio Grande do Norte
Título(s) alternativo(s): Analysis of the use of information technology applied to improve the management of private schools in Rio Grande do Norte state
Autor(es): Araújo, Priscilla Cavalcante de
Palavras-chave: Gestão escolar;Melhoria contínua;Tecnologia da informação;Indicadores de desempenho
Data do documento: 13-Mai-2016
Citação: ARAÚJO, Priscilla Cavalcante de. Análise do uso da tecnologia da informação aplicada à melhoria da gestão em escolas privadas no estado do Rio Grande do Norte. 2016. 98f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: The current Brazilian economic scenario, plus the great competition between the average level of private schools is contributing to that managers seek to continuously improve their business. Management techniques and technological tools have been used in order to gain competitive advantage in order to thus reduce costs, provide quality service and increase revenue of the companies. In this context, information technology is a strong ally and, if used effectively, can bring positive results for schools. Before exposed, the objective of this research is to evaluate the impact of the use of information technology through the school management software for continuous improvement of performance indicators in private high schools. In terms of methodology, this research is characterized as applied according to their nature, exploratory and descriptive in relation to the objectives, with a quantitative approach, using the survey method for collecting data on a representative sample of the whole study of the universe. To collect these data, questionnaires were structured in a sample of 43 schools in the state of Rio Grande do Norte, of which 32 use software on their management processes. According to the findings of this study, it was possible to carry out an overview of the state for the use of school management software on the private network of high school, diagnose the positive impact on performance indicators perceived by managers of schools, and also to compare that result from groups, resulting in the conclusion that schools located within the state realize biggest contribution for using systems than those of the capital.
metadata.dc.description.resumo: O atual cenário econômico brasileiro, acrescido da grande concorrência entre as escolas particulares de nível médio está contribuindo para que os gestores procurem melhorar continuamente seu negócio. Técnicas de gestão e ferramentas tecnológicas têm sido utilizadas com o intuito de adquirir vantagem competitiva, afim de assim reduzir custos, oferecer um serviço de qualidade e aumentar a receita das empresas. Nesse contexto, a Tecnologia da Informação é um forte aliado e, se utilizada de maneira eficaz, pode trazer resultados positivos para as escolas. Diante do exposto, o objetivo desta pesquisa é avaliar o impacto do uso da Tecnologia da Informação, através dos softwares de gestão escolar, para a melhoria contínua dos indicadores de desempenho nas escolas privadas de ensino médio. Em termos metodológicos, esta pesquisa caracteriza-se como aplicada, de acordo com sua natureza, descritiva e exploratória no que diz respeito aos objetivos, com abordagem quantitativa, utilizando o método survey para levantamento dos dados em uma amostra significativa de todo universo do estudo. Para coleta desses dados, foram aplicados questionários estruturados em uma amostra de 43 escolas no estado do Rio Grande do Norte, das quais 32 utilizam softwares em seus processos de gerenciamento. De acordo com os achados deste estudo, foi possível realizar um panorama do estado em relação à utilização de softwares de gestão escolar na rede privada de ensino médio, diagnosticar o impacto positivo nos indicadores de desempenho percebido pelos gestores das escolas, e também, comparar esse resultado entre grupos, obtendo-se a conclusão que as escolas localizadas no interior do estado percebem maior contribuição positiva pela utilização dos sistemas do que aquelas da capital
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21568
Aparece nas coleções:PPGEP - Mestrado em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PriscillaCavalcanteDeAraujo_DISSERT.pdf2,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.