Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21585
Título: Processos não-randômicos associados ao aquecimento do disco galáctico
Autor(es): Viana, Carlos Augusto Pitombeira
Palavras-chave: Aquecimento do disco galáctico;Velocidade espacial;Processos não-randômicos;Estatística não-extensiva
Data do documento: 30-Mai-2016
Citação: VIANA, Carlos Augusto Pitombeira. Processos não-randômicos associados ao aquecimento do disco galáctico. 2016. 100f. Dissertação (Mestrado em Física) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho, analisamos os mecanismos que regem os processos que governam o aquecimento do disco galáctico através da dinâmica das velocidades espaciais U, V e W extraídas do Catálogo Genebra-Copenhagen. Nós partimos da premissa, até então aceita a priori, de que os processos que atuam no disco galáctico são de natureza aleatória e responsáveis por um aquecimento puro revelado pela componente W. Em seguida, nós utilizamos um modelo baseado na Mecânica Estatística Não-Extensiva onde derivamos as funções de distribuição de probabilidade que quantificam o afastamento da Gaussianidade dado o perfil da cauda da distribuição mensurado pelo índice entrópico q. Nossos resultados revelam que a aleatoriedade ocorre apenas em regiões limitadas de idade independente da velocidade espacial e faixa espectral, contrariando assim a premissa acima destacada. Além disso, utilizando as distribuições do tipo não-Gaussianas para descrever o comportamento das velocidades U, V e W, nós encontramos que o aumento da dispersão da velocidade, sigma, com a idade das estrelas segue uma lei do tipo lei de potência, indicando que existe um desencadeamento do tipo avalanche ocorrendo em diferentes escalas. Finalmente, nossos resultados colocam um novo olhar nessa questão e abre um caminho para o estudo das componentes cinemáticas Galácticas pela ótica de modelos estatísticos mais robustos que levam em conta os efeitos de não-gaussianidade e não-linearidade.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21585
Aparece nas coleções:PPGFIS - Mestrado em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CarlosAugustoPitombeiraViana_DISSERT.pdf5,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.