Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21672
Título: A influência do regime pluviométrico no desempenho de sistemas de aproveitamento de água de chuva
Autor(es): Andrade, Leonardo Rosa
Palavras-chave: Eficiência de Cisternas;Variabilidade Temporal da Precipitação;Modelos Preditivos
Data do documento: 9-Dez-2014
Citação: ANDRADE, Leonardo Rosa. A influência do regime pluviométrico no desempenho de sistemas de aproveitamento de água de chuva. 2014. 31f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Sanitária) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: O objetivo deste trabalho é avaliar o desempenho de cisternas, de modo a estabelecer a influência da variabilidade temporal da precipitação no padrão de eficiência das cisternas. O padrão de eficiência foi estabelecido por meio da Análise de Componentes Principais, sendo que a primeira componente foi capaz de captar 93,86% da variância dos dados. A variabilidade temporal da precipitação foi estudada através dos índices Precipitation Concentration Degree (PCD), Antecedent Dry Weather Period (ADWP) e , de modo a estabelecer o que melhor capta o regime pluviométrico local. Na relação estabelecida entre as variáveis hidrológicas e a eficiência das cisternas, podemos verificar que o índice PCD apresenta maior relevância na caracterização do regime pluviométrico. Com isso, foi investigada a importância relativa das precipitações médias anuais na eficiência do sistema, separando-as em precipitação total, concentrada e distribuída e em termos de duas relações adimensionais, denominadas Fração de Armazenamento e Fração de Demanda, ficando constatado que a eficiência dos reservatórios tem maior grau de associação com a precipitação distribuída. Foram criados modelos preditivos de eficiência considerando os parâmetros adimensionais π1 e π2 em termos de precipitação total e distribuída, possibilitando o cálculo indireto da eficiência. A maior associação entre eficiência e precipitação distribuída não se traduziu numa melhora da precisão na predição das eficiências no modelo criado. Apesar de não ser o resultado esperado, podemos concluir que a variabilidade temporal da precipitação pode ser desconsiderada na análise das eficiências por meio de modelos preditivos.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste trabalho é avaliar o desempenho de cisternas, de modo a estabelecer a influência da variabilidade temporal da precipitação no padrão de eficiência das cisternas. O padrão de eficiência foi estabelecido por meio da Análise de Componentes Principais, sendo que a primeira componente foi capaz de captar 93,86% da variância dos dados. A variabilidade temporal da precipitação foi estudada através dos índices Precipitation Concentration Degree (PCD), Antecedent Dry Weather Period (ADWP) e , de modo a estabelecer o que melhor capta o regime pluviométrico local. Na relação estabelecida entre as variáveis hidrológicas e a eficiência das cisternas, podemos verificar que o índice PCD apresenta maior relevância na caracterização do regime pluviométrico. Com isso, foi investigada a importância relativa das precipitações médias anuais na eficiência do sistema, separando-as em precipitação total, concentrada e distribuída e em termos de duas relações adimensionais, denominadas Fração de Armazenamento e Fração de Demanda, ficando constatado que a eficiência dos reservatórios tem maior grau de associação com a precipitação distribuída. Foram criados modelos preditivos de eficiência considerando os parâmetros adimensionais π1 e π2 em termos de precipitação total e distribuída, possibilitando o cálculo indireto da eficiência. A maior associação entre eficiência e precipitação distribuída não se traduziu numa melhora da precisão na predição das eficiências no modelo criado. Apesar de não ser o resultado esperado, podemos concluir que a variabilidade temporal da precipitação pode ser desconsiderada na análise das eficiências por meio de modelos preditivos.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21672
Aparece nas coleções:PPGES - Mestrado em Engenharia Sanitária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeonardoRosaAndrade_DISSERT.pdf2,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.