Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21691
Título: Análise do desempenho e erros dos estudantes nos vestibulares da UFRN (2009-2013), sobre a habilidade de explicar a estrutura e propriedades físicas das substâncias e dos materiais
Autor(es): Alves, Marcelo Victor dos Santos
Palavras-chave: Substâncias e materiais;Habilidade de explicar;Teoria de Galperin;Vestibular UFRN
Data do documento: 8-Jun-2016
Citação: ALVES, Marcelo Victor dos Santos. Análise do desempenho e erros dos estudantes nos vestibulares da UFRN (2009-2013), sobre a habilidade de explicar a estrutura e propriedades físicas das substâncias e dos materiais. 2016. 168f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
metadata.dc.description.resumo: O estudo sobre a habilidade de explicar a estrutura e propriedades físicas das substâncias e dos materiais apresenta importante significado na compreensão do ensino de Química. Porém a forma como esse conteúdo é trabalhado em sala de aula, principalmente no ensino tradicional, não prioriza uma estruturação sistematizada dos conteúdos que sustentam esse conhecimento, ocorrendo de maneira fragmentada. Diante desse contexto, essa dissertação tem como objetivo estudar o desempenho e os erros dos estudantes sobre o tema supracitado, nas provas de Química do Vestibular da UFRN entre os anos de 2009 a 2013. Para isso, foi feito um levantamento dos principais erros e suas correlações com dificuldades de aprendizagem e concepções alternativas dos estudantes, segundo os principais autores no Ensino de Ciência, assim como um estudo da habilidade de explicar como habilidade cognitivo-linguistica. O percurso metodológico envolveu uma abordagem quantitativa do tipo descritiva de cada questão das provas de vestibular, assim como dos relatórios da Comperve. A análise dos resultados demonstrou as categorias estabelecidas, em forma de tabelas, das quais, identificou que os conhecimentos sobre a natureza do átomo esteve presentes na maioria dos erros cometidos pelos candidatos. Este conteúdo conceitual também foi observado na questão com menor desempenho por parte dos candidatos (17,1% de índice de acerto). A análise também trouxe contribuições inovadoras como a análise da natureza de cada questão, relacionada a sua resolução integral ou parcial de acordo com a Base Orientadora da Ação de referência. Com isso, a pesquisa desenvolveu uma unidade didática como produto educacional, que pode servir de auxílio para o Professor de Química na formação da habilidade de explicar a estrutura e propriedades físicas das substâncias e dos materiais. Essa unidade didática fundamentou-se na Teoria da assimilação por etapas de P. Ya. Galperin, referenciada por Núñez (2009) e na abordagem sistêmica do tipo funcional estrutural, segundo Reshetova (1988) e Núñez (1992).
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21691
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarceloVictorDosSantosAlves_DISSERT.pdf2,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.