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Título: Cartografia do close: platôs de festivos, platôs musicais
Autor(es): Lacava, Vyullheney Fernandes de Araújo
Palavras-chave: Cartografia;Close;Platôs festivos;Platôs musicais
Data do documento: 29-Jan-2016
Citação: LACAVA, Vyullheney Fernandes de Araújo. Cartografia do close: platôs de festivos, platôs musicais. 2016. 115f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: Our research program runs through the musicality circuit in Galpão29, which is located in the neighborhood of Ribeira, in Natal-RN. From this location we seek to draw a cartography of musicality spaces. In Natal’s night opened up spaces for action of collective organizers of parties, inviting young people to attend the events present at the festive agenda of Galpão29. The festivities opened environments, and in their midst, invited the participants to the action. The notion of close, in our thesis, seeks to present the form of relationship between bodies with the environments present in our city. On those parties we could find young people pouring their desires in their own bodies, microphones, announced flyers of events, calls for consideration and participation of performances. We found DJs and bands who composed musical productions and spread it in the costumes, to act on stage. The public were faced with participants acting in the scene by creating their own closes. We questioned the creation of work spaces where momentary freedoms are realized, where the body drunk to music and moves of everyday overcodings of city’s life. The creation of festive plateaus make up micropolitical effects on the city’s scene, through the celebration of life and composition of musicality that are expressed in their minor effects. Then we draw a cartography of close, showing how the creation of spaces and performances take place in Natal’s scene between the flashes captured in the events and how the closes are dragged to other city environments.
metadata.dc.description.resumo: Nosso programa de pesquisa percorre o circuito de musicalidades no Galpão29, ambiente localizado no bairro da Ribeira, em Natal-RN. A partir desta localidade buscamos traçar uma cartografia dos espaços de musicalidades. Na noite natalense abriram-se espaços para atuação de coletivos organizadores de festas, convidando os jovens a frequentar os eventos presentes na agenda festiva do Galpão29. As festas abriram ambientes e, no seio deles, convidaram os partícipes à atuação. A noção de close, em nossa dissertação, busca apresentar a forma de relação entre corpos com os ambientes presentes na nossa cidade. Naquelas festas pudemos encontrar jovens vertendo seus desejos em seus próprios corpos, microfones, flyers anunciativos de eventos, chamadas para apreciação e participação de performances. Encontramos DJs e bandas que compuseram produções musicais e estenderam-nas as indumentárias, para atuação nos palcos. No público deparamo-nos com partícipes atuando na cena através da criação de seus próprios closes. Problematizamos a criação de espaços de atuação onde são percebidas liberdades momentâneas, onde o corpo embriaga-se de músicas e se desloca das sobrecodificações cotidianas da vida na cidade. A criação de platôs festivos compõem efeitos micropolíticos na cena da cidade, através da celebração da vida e da composição de musicalidades que se expressam em seus efeitos menores. Traçamos então uma cartografia do close, mostrando como a criação de espaços e performances acontecem na cena natalense entre os flashs capturados nos eventos e como os closes são arrastados para outros ambientes da cidade.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21701
Aparece nas coleções:PPGCS - Mestrado em Ciências Sociais

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