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Título: O objeto faltoso em Moema de Nelson Rodrigues: do personagem ao processo criativo
Autor(es): Silva, Aldair Rodrigues da
Palavras-chave: Nelson Rodrigues;Moema;Objeto faltoso;Processo criativo
Data do documento: 28-Mar-2016
Citação: SILVA, Aldair Rodrigues da. O objeto faltoso em Moema de Nelson Rodrigues: do personagem ao processo criativo. 2016. 90f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: This work aims to discuss some psychoanalyze concepts and their relationship with “absent object”, mainly Jacques Lacan (1995), as well as, reflect about Roland Barthes (2003) romance discuss related to the piece Senhora dos Afogados written by Nelson Rodrigues (2004). In this sense, it focus on the character Moema and her actions as a link to the theoreticalpractical propose. This research intends to explore the Brook (2011) idea of “empty space” to the scenic creation and concerns about the Lacan (1995) conception of “lack” related to the Nelson Rodrigues theatrical writings. It comprehend the actions of this main character in two stands: the loving subject while anguish filling of the absent object; and, the creative process while a scenic propose. This investigation consider the drive study, according to Freud (1972), related to the actuation way of the character, as well as concepts of appropriation (BEIGUI, 2006), alterity (BEZERRA, 2007), memory (BEZERRA, 2007; IZQUIERDO, 2010) and autobiography (BEZERRA, 2007; MONTEIRO, 2011).
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem por objetivo dialogar com alguns conceitos da psicanálise e a relação com o “objeto faltoso”, sobretudo, em Jacques Lacan (1995), bem como refletir sobre o discurso amoroso de Roland Barthes (2003) na peça Senhora dos Afogados (2004) de Nelson Rodrigues. Para tanto, privilegia-se a personagem Moema e suas ações como elo de nossa proposta teóricoprática. Pretende-se, através da pesquisa, explorar a ideia brookiana de “espaço vazio” (BROOK, 2011) para a criação cênica e contemplar o conceito de “falta” lacaniana com a teatralidade rodriguiana. Entendemos as ações da protagonista da peça sob duas vertentes, a saber; a do sujeito amoroso enquanto preenchimento das angústias do objeto faltoso; e, a do processo criativo enquanto proposta cênica. A investigação leva em consideração, também, o estudo das pulsões, segundo Freud (1972), em relação à linha de atuação da personagem, bem como conceitos de apropriação (BEIGUI, 2006), alteridade (BEZERRA, 2007), memória (BEZERRA, 2007; IZQUIERDO, 2010) e autobiografia (BEZERRA, 2007; MONTEIRO, 2011).
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21724
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