Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21767
Título: Sistema inteligente de controle e monitoramento de ambiente de laboratórios de análises químicas
Autor(es): Silva, Artejose Revoredo da
Palavras-chave: Rede de sensores;Microcontrolador arduino;Controle inteligente de ambientes;Técnicas de aprendizado de máquina;Medidas para validação de agrupamentos
Data do documento: 20-Jul-2016
Citação: SILVA, Artejose Revoredo da. Sistema inteligente de controle e monitoramento de ambiente de laboratórios de análises químicas. 2016. 70f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Software) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
metadata.dc.description.resumo: Os laboratórios de análises químicas, por se constituírem em um conjunto de testes e procedimentos, usando produtos e equipamentos específicos para tratar dos resultados nas amostras que são testadas, estão sempre sujeitos aos fatores inerentes ao ambiente. Devido a esse fato, controlar fatores como a temperatura e a umidade relativa do ar é tarefa primordial, para que os processos desenvolvidos dentro de tais ambientes (laboratórios de análises químicas) possam ser repetidos dentro dos parâmetros exigidos. Buscando propor mecanismos de controle para ambientes, mais especificamente para laboratórios de análises químicas, neste trabalho, apresentamos um sistema baseado em rede de sensores e reconhecimento de padrões para controle inteligente de ambientes. Nosso protótipo utiliza os próprios dados gerados pelos sensores distribuídos pelo ambiente, para identificar um padrão de comportamente. Através da utilização de algoritmos de aprendizado de máquina, identificam-se as classes contidas nos dados (agrupamento), treina-se e testa-se o sistema (algoritmos de classificação), para que o mesmo consiga generalizar o que foi aprendido. Por último, criam-se regras de controle associadas as classes previamente identificadas, para controlar os aparelhos de ar condicionado, tanto o principal quanto o reserva, e mais o desumificador. Dessa forma, o protótipo mantém temperatura e umidade estaveis de forma inteligente.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21767
Aparece nas coleções:MPES - Mestrado Profissional em Engenharia de Software

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ArtejoseRevoredoDaSilva_DISSERT_unprotected.pdf14,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.