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Título: Mediação como estratégia no atendimento educacional especializado a aluno com deficiência intelectual: contribuições da abordagem histórico cultural
Autor(es): Melo, Hilce Aguiar
Palavras-chave: Mediação;Atendimento educacional especializado;Deficiência intelectual;Inclusão escolar
Data do documento: 22-Fev-2016
Citação: MELO, Hilce Aguiar. Mediação como estratégia no atendimento educacional especializado a aluno com deficiência intelectual: contribuições da abordagem histórico cultural. 2016. 325f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: This study concerns a collaborative research supported in the historical and cultural approach of Vigotsky aiming to situate the mediation as a strategy necessary in the Special Educational Treatment – SET to a student with intellectual deficiency signed in an enforcement school - the academic school of the Federal University of Maranhão - COLUN/UFMA. A digressive effort from the concept of SET, set in the document of the National Policy of Special Education in the Perspective of Inclusive Education - PNEEPEI/2008 pointed contradictions between what this policy offers and the actions taken in the investigated school. From there a methodological route was made, involving procedures such as interview, observation, as well as Reflexive Circles, that allowed the unveiling of elements that supported the proof that in SET the social and cultural mediation is a necessary condition in the academic inclusion of students with intellectual deficiency. These have been experimenting successive situations of academic failure which have been attributed to the condition they present. Under this pretext, the hegemony of practices tend to the reproduction of this excluding reality, including what concerns the student Sol, in COLUN/UFMA. The “Sol” case was utilized, elaborated to support the methodological route, especially in the conduction of formative space executed in the “Reflexive Circles”. The main complaint of the professionals involved in the academic process of “Sol”, which was registered in the case, was centered on the fact that him, for not being able to read nor write, he could not accompany the teaching program proposed by the school. This finding, added to others, implicated on the deepening of the concept of mediation in the “Reflexive Circle”. In this space and in analyses undertaken for the attainment of this investigation, we sought to demonstrate that the mediation, as praxis in SET for “Sol” must follow an interventional, elaborated intentionally e collaboratively with the school’s professionals. This work proposed a SET in amplified molds, in relation to those conceived in the Directions of the Policy of Special Education/2008, once it did not start from the supposition that the concrete conditions for the realization of this support to the inclusion of “Sol” are already given in his school. This reached its conclusive phase having developed a methodological propose as an alternative so that the SET for the student “Sol” would not reduce itself to a space or was reified to the point of allowing it to be thought without the school’s participation, represented in its total, and, later, presenting a SET plan as ample expression of an understanding about inclusive education.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo diz respeito a uma pesquisa colaborativa apoiada na abordagem histórico cultural de Vigotsky, objetivando situar a mediação como uma estratégia necessária no Atendimento Educacional Especializado - AEE a um aluno, com deficiência intelectual, matriculado em uma escola de aplicação - o Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão - COLUN/UFMA. Um esforço digressivo a partir da concepção de AEE, posta no documento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - PNEEPEI/2008, apontou contradições entre o que esta política dispõe e as ações empreendidas na escola investigada. A partir disso, foi realizado um percurso metodológico envolvendo procedimentos como a entrevista, a observação, bem como os círculos reflexivos, que permitiram o desvelamento de elementos que nos auxiliaram na comprovação de que, no AEE, a mediação histórico cultural é condição necessária na inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual. Estes vêm experimentado sucessivas situações de fracasso escolar, as quais têm sido atribuídas à condição que apresentam. Sob esse pretexto, a hegemonia de práticas tende à reprodução dessa realidade excludente, inclusive, no que diz respeito ao aluno “Sol”, no COLUN/UFMA. Foi utilizado o caso “Sol”, elaborado para dar suporte no percurso metodológico, especialmente na condução de espaço formativo realizado nos Círculos Reflexivos. A queixa principal dos profissionais envolvidos na escolarização de “Sol”, que ficou registrada no caso estudado, girou em torno de que o mesmo, por não saber ler, nem escrever, não conseguia acompanhar o programa de ensino proposto pela escola. Essa constatação somada a outras implicou no aprofundamento do conceito de mediação no “Círculo Reflexivo”. Neste espaço e em análises empreendidas para a consecução desta investigação buscamos demonstrar que a mediação como práxis, no AEE a “Sol”, deve seguir uma proposta interventiva elaborada de forma intencional e colaborativa com os profissionais da escola. Este trabalho, que propõe um AEE em moldes ampliados em relação aos concebidos nas Diretrizes da Política de Educação Especial/2008, não partiu do pressuposto de que as condições concretas para a realização deste apoio à inclusão de “Sol” já estão dadas em sua escola. Desta forma, chegou à sua fase conclusiva, tendo desenvolvido uma proposta metodológica como alternativa para que o AEE ao aluno “Sol” não se reduzisse a um espaço, nem fosse reificado, a ponto de permitir ser pensado sem a participação da Escola, representada em sua totalidade e, depois, apresentando um Plano de AEE como expressão ampla de um entendimento sobre educação inclusiva.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21818
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