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Título: O uso de textos de divulgação científica como recurso didático em aulas de biologia: concepções e relações com a abordagem CTS de ensino
Autor(es): Santiago, Jussara Freire de Azevêdo
Palavras-chave: Textos de divulgação científica;Ensino de biologia;Abordagem CTS
Data do documento: 28-Jul-2016
Citação: SANTIAGO, Jussara Freire de Azevêdo. O uso de textos de divulgação científica como recurso didático em aulas de biologia: concepções e relações com a abordagem CTS de ensino. 2016. 121f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: Scientific issues have become increasingly discussion of reason among the Brazilian population, and the information come through diverse as the internet, newspapers and magazines, and often present news related to biology. Also been growing Research aimed at science education, and how to bring these scientific content updated to the classroom, so that they become effective means of learning related educational content. This paper presents a proposal to use scientific texts in biology classes as a possible teaching and learning tool of environmental microbiology topics in schools of large Christmas-RN. The research was initially developed between primary school teachers of science and biology in order to know their views on the concept of Texts of Science Communication (TDCs), and the benefits and difficulties when using these texts in the classroom. The results show that teachers claim to know these texts, but do not have correct settings because confused with scientific articles or simplifying them. The application of disclosure text occurred in a school Parnamirim / RN, the Greater Natal / RN with students of 2nd year of high school, and occurred in two stages, the first were identified, through drawings and a questionnaire, the students' conceptions about viruses and bacteria, and the relationship of science and technology on the control of diseases and epidemics, which served as the basis for analysis and discussion for application of scientific communication text. In the second stage we used a popular science text that comes to viruses, bacteria, science and technology and sustainable development through the issue of proliferation of the mosquito Aedes aegypti, which transmits dengue, chikungunya and zica, epidemic diseases at the time in Brazil. The results show that although the students have a good level of knowledge about symptoms, prevention and control of these diseases still lack critical sense of the influence of science and technology in daily life, because they have a reductionist and linear conception of science, since most students say that science is responsible only for benefits to society.
metadata.dc.description.resumo: Questões científicas têm se tornado cada vez mais motivo de discussão entre a população brasileira, e as informações chegam por meio diversos como a internet, jornais e revistas, e apresentam muitas vezes notícias relacionadas à Biologia. Também vêm crescendo as pesquisas voltadas ao Ensino de Ciências, e de que maneira trazer esses conteúdos científicos atualizados para a sala de aula, de forma que se tornem meio de aprendizagem efetiva dos conteúdos escolares relacionados. O presente trabalho traz uma proposta de utilizar textos de divulgação científica em aulas de Biologia como uma possível ferramenta de ensino e aprendizagem de temas de Microbiologia ambiental em escolas da grande Natal-RN. A pesquisa foi desenvolvida inicialmente entre professores do ensino básico de ciências e biologia a fim de conhecer suas concepções sobre o conceito de Textos de Divulgação Científica (TDCs), além das vantagens e dificuldades ao utilizarem esses textos em sala de aula. Os resultados mostram que os professores afirmam conhecer esses textos, mas não apresentam definições corretas, pois confundem com artigos científicos ou uma simplificação destes. A aplicação do texto de divulgação ocorreu em uma escola de Parnamirim/RN, região da grande Natal/RN com alunos da 2ª série do ensino médio, e ocorreu em duas etapas. Na primeira foram identificadas, através de desenhos e de um questionário, as concepções dos alunos sobre vírus e bactérias, e sobre a relação da ciência e da tecnologia sobre o controle de doenças e epidemias, o que serviu de base para análise e discussão para aplicação do texto de divulgação científica. Na segunda etapa foi utilizado um texto de divulgação científica que trata de vírus, bactérias, ciência e tecnologia e desenvolvimento sustentável, através da temática da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zica e chikungunya, doenças epidêmicas no momento no Brasil. Os resultados mostram que apesar dos alunos terem um bom nível de conhecimento sobre sintomas, formas de prevenção e controle dessas doenças, ainda não possuem senso crítico sobre a influência da ciência e da tecnologia no cotidiano das pessoas, pois possuem uma concepção reducionista e linear da ciência, já que a maioria afirma que a ciência é responsável somente por benefícios à sociedade.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21880
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

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