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Título: Elaboração de uma unidade didática utilizando modelos e analogias na abordagem de conceitos relacionados ao conteúdo de estados físicos da matéria e ligações químicas
Autor(es): Fonseca, Keila Barbosa da
Palavras-chave: Unidades didáticas;Modelos e analogias;Ligações químicas;Mudança de estado físico
Data do documento: 22-Jun-2016
Citação: FONSECA, Keila Barbosa da. Elaboração de uma unidade didática utilizando modelos e analogias na abordagem de conceitos relacionados ao conteúdo de estados físicos da matéria e ligações químicas. 2016. 112f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: How to use de strategies of teaching that makes a better understanding of scientific concepts by through students is a challenge for many chemistry teachers in the basic education. According to the Parâmetros Curriculares Nacionais from High School (PCNEM) about chemistry knowledge, the teaching must to give the student the capacity of comprehension the chemical transformation on a way large and integrated, giving the wisdom from chemical process and the development of scientific knowledge with the technology, the environmental impacts, social, politics and economies. The studying about this subject “physical states of matter” it’s necessary to the understanding of the chemical transformation, join to the others conceptions in so many cases it is considered by students a hard to understand. In this perspective, the use of ways and analogies like strategies of teaching can contribute with the learning is many aspects, giving a good moments of reflection, discussion and participation about phenomenon that make a nature. Our goal in this work is to introduce a didactic proposal about physical states of matter and related contents, using like strategy from teaching ways and analogies with students from High School of a public school of country from Natal-RN. At the beginning it was made a quiz with fifteen teachers from High School of public school to investigate the main difficult there are by them about the use of forms and analogies in the process of teaching and learning from chemistry. After this analysis it was made the unity didactic that was applied with the students from first years of High School of Escola Estadual Professor Edgar Barbosa, located in Natal city, RN. For data collect it was used principles of qualitative research using the instruments like quiz to evaluate, by teachers and students about the content in the unit. In a part of resources used for date collect also was used the field journal. The preliminary result concerns that the chemistry teachers know the importance of strategies like ways and analogies showing like a main advantages of their using the capacity to become the learning of concepts and content chemical most significant , but showing they’re feeling difficulty in work the teaching approach different of traditional design. In relation to application of didactic unit it was possible to realize this proposal promoted in students motivation in the teaching-leaning process of related contents about matter constitution, which was evidenced through by performed activities, also we can see the creating concrete models enabled a greater involvement of students besides that, the elaboration and presentation of conceptual maps for them allowed also check the established relationships about concepts covered through this didactic proposal.
metadata.dc.description.resumo: Utilizar estratégias de ensino que promovam uma melhor compreensão dos conceitos científicos pelos alunos é um desafio para muitos professores de química da educação básica. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) no que se refere aos conhecimentos de Química, o ensino deve proporcionar aos alunos a capacidade de compreender as transformações químicas de forma ampla e integrada, possibilitando o entendimento dos processos químicos e a construção do conhecimento científico relacionado com a tecnologia, os impactos ambientais, sociais, políticos e econômicos. O estudo do conteúdo estados físicos da matéria necessário ao entendimento das transformações químicas, associado a outros conceitos, em muitos casos é considerado pelos alunos de difícil compreensão. Nessa perspectiva o uso de modelos e analogias como estratégias de ensino podem contribuir com a aprendizagem em diversos aspectos, proporcionando em sala de aula momentos de reflexão, discussão e participação sobre os fenômenos que compõe a natureza. O objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta didática para abordar o conteúdo os estados físicos da matéria e conteúdos relacionados, utilizando como estratégia de ensino modelos e analogias com alunos do ensino médio de uma escola pública do Município de Natal-RN. A princípio foi elaborado um questionário aplicado com quinze professores do ensino médio da rede pública para investigar as principais dificuldades apresentadas por eles sobre o uso de modelos e analogias no processo de ensino e aprendizagem da química. Após essa análise foi elaborada a unidade didática que foi aplicada com os alunos da 1ª série do ensino médio da Escola Estadual Prof. Edgar Barbosa, localizada na cidade de Natal-RN. Para a coleta de dados foi utilizado princípios da pesquisa qualitativa fazendo uso de instrumentos como questionário para avaliar, tanto por professores como por alunos, sobre o conteúdo proposto na unidade. Como parte dos recursos utilizados para a coleta de dados também foi utilizado o diário de campo. O resultado preliminar aponta que os professores de química reconhecem a importância de estratégias como modelos e analogias sinalizando como uma das principais vantagens da sua utilização a capacidade de tornar a aprendizagem dos conceitos/conteúdos químicos mais significativos, porém apontam que sentem dificuldade ao trabalhar uma abordagem de ensino diferente da concepção tradicional. Em relação à aplicação da unidade didática foi possível observar que essa proposta promoveu nos alunos motivação no processo de ensino aprendizagem dos conteúdos relacionados a constituição da matéria, que foi evidenciado através das atividades realizadas, percebendo, a partir da criação de modelos concretos por eles, um maior envolvimento durante a execução das atividades. Além disso, também foi elaborado e apresentado mapas conceituais que permitiu verificar quais as relações conceituais os estudantes apresentaram ao término da vivência com a unidade didática proposta.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21881
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

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