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Título: Física térmica com ênfases curriculares em CTSA e ensino por investigação
Autor(es): Almeida, Maria Kamylla e Silva Xavier de
Palavras-chave: CTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente);Ensino por investigação;Ensino médio;Física térmica
Data do documento: 21-Jun-2016
Citação: ALMEIDA, Maria Kamylla e Silva Xavier de. Física térmica com ênfases curriculares em CTSA e ensino por investigação. 2016. 353f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: This proposal aims to contribute to the teaching and learning of physics in ordinary working conditions in public high school institutions in the interior of the Brazilian Northeast. It consists of the design, implementation and evaluation of a set of Teaching Sequences covering initial contents of Thermal Physics provided for high school; i.e., covering the following topics: Temperature, Thermometers and Thermometric Scales; Heat Nature and Propagation Mechanisms; Thermal expansion; Calorimetry; and Macroscopic Description of an Ideal Gas. This set of teaching sequences, considered apart from the dissertation, is what is required by the Graduate Program with the name Educational Product. The research, of predominantly qualitative nature, reflects about historical aspects of teaching physics in Brazil as a starting point to understand the current reality of the discipline of physics in high school of Brazilian public educational institutions. It discusses, based in the literature, the difficulties of teachers and students in teaching and learning the discipline of physics, some related to the characteristics of the discipline and others with the way in which it gives the teaching-learning process. As facilitator approaches in this process are adopted curricular emphases in Science-Technology-Society-Environment (STSE) and Education by Research (EbyR), both founded according to the literature. Then are described the design, implementation and evaluation of Sequences of Investigative Education (SIEs) for Thermal Physics contents, according to the theoretical framework. Intervention made in the classroom is anchored in the cooperative methodology and participatory action-research in two gathered groups from 2nd high school year in the State School Nelson Batista Alves, in the municipality of Bernardino Batista, the micro region of Cajazeiras, far west Paraiba. Analysis of the results of interventions are made based on the content analysis method, also previously discussed. Among the most representative results we have: (i) responses to probing tests used at the beginning of each school intervention in order to get the preconceptions of students on concepts and phenomena involved, which provided intensive enlightening discussions of various aspects of formal knowledge; (ii) descriptions of the observations made by the students' demonstration experiments used to present the 'modus operandi' of laws and physical principles; (iii) a description of responses and discussions established in class about the contents of supporting texts used as instruments to emphasize a STSE approach; and finally (iv) the responses and aditional discussions enabled by other discussions handouts carefully selected for use as the context of a teaching supported by investigation. Overall, we concluded that there is possibility to implement an education with these characteristics for the type of audience for this work, although we have to overcome a huge range of difficulties related to the school reality and the cultural environment.
metadata.dc.description.resumo: Esta proposta pretende contribuir com o ensino e aprendizagem da Física em condições ordinárias de trabalho no Ensino Médio de escolas públicas do interior do Nordeste brasileiro. Consiste da elaboração, implementação e avaliação de um conjunto de Sequências de Ensino cobrindo conteúdos iniciais de Física Térmica previstos para o ensino médio; ou seja, abrangendo os temas: Temperatura, Termômetros e Escalas Termométricas; Natureza e Propagação do Calor; Dilatação térmica; Calorimetria; e Descrição Macroscópica de Um Gás Ideal. Esse conjunto de sequências de ensino, considerado à parte da dissertação, constitui o que é exigido pelo Programa de Pós-graduação com o nome Produto Educacional. A pesquisa, de cunho predominantemente qualitativo, reflete acerca de aspectos históricos do ensino de Física no Brasil como pontos de partida para entender a realidade atual da disciplina de Física no Ensino Médio das escolas públicas brasileiras. Discute, com base na literatura da área, as dificuldades de professores e alunos no ensino e aprendizagem da disciplina de Física, algumas relacionadas às características próprias da disciplina e outras com o modo pelo qual se dá o processo de ensino-aprendizagem. Como abordagens facilitadoras neste processo são adotadas as ênfases curriculares em Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) e de Ensino por Investigação (E/I), ambas fundamentadas de acordo com a literatura especializada. Em seguida, são descritas a elaboração, implementação e avaliação de Sequências de Ensino Investigativas (SEIs) para os conteúdos de Física Térmica, de acordo com o referencial teórico utilizado. A intervenção feita em sala de aula ancora-se na metodologia cooperativa e participante da pesquisa-ação em duas turmas reunidas de 2º Ano de Ensino Médio da Escola Estadual Nelson Batista Alves, situada no município de Bernardino Batista, na microrregião de Cajazeiras, extremo Oeste da Paraíba. As análises dos resultados das intervenções são feitas com base no método de Análise de Conteúdo, também previamente discutido. Dentre os resultados mais representativos obtidos, temos: (i) as respostas aos testes de sondagem utilizados no início de cada intervenção escolar com o intuito de obter as concepções prévias dos estudantes sobre conceitos e fenômenos envolvidos, que propiciaram intensivas discussões esclarecedoras de aspectos diversos do conhecimento formal; (ii) as descrições das observações feitas pelos alunos dos experimentos demonstrativos utilizados para apresentação do ‘modus operandi’ de leis e princípios físicos; (iii) a descrição de respostas e discussões estabelecidas na turma sobre o conteúdo de textos de apoio utilizados como instrumentos para enfatizar uma abordagem CTSA; e, finalmente, (iv) as respostas e discussões propiciadas por outros textos de apoio cuidadosamente selecionados para uso como contexto de um ensino respaldado na investigação. Em geral, pudemos concluir que há viabilidade para implementar um ensino com estas características para o tipo de público-alvo deste trabalho, embora tenhamos que superar uma enorme gama de dificuldades relacionadas à realidade escolar e ao ambiente cultural.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21882
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

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