Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21891
Title: Leitura e acessibilidade: uma experiência em contexto escolar na perspectiva da educação inclusiva
Authors: Oliveira, Elaine Santana de
Keywords: Inclusão;Leitura;Acessibilidade
Issue Date: 29-Jul-2016
Citation: OLIVEIRA, Elaine Santana de. Leitura e acessibilidade: uma experiência em contexto escolar na perspectiva da educação inclusiva. 2016. 183f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: O presente trabalho teve por objetivo desenvolver uma proposta de mediação pedagógica em contexto escolar na perspectiva de educação inclusiva com vistas à acessibilidade para leitura do livro Contando contos e ouvindo histórias, produzido pela turma do 3º ano B do Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI/CAp/UFRN). A referida obra é um kit formado por um livro impresso em braile e fonte ampliada, um CD de áudio com os contos gravados pelas próprias crianças autoras dos textos e um CD com o livro digitalizado. Para tanto, assumimos os princípios da abordagem qualitativa a partir da metodologia de pesquisa intervenção, fundamentada nas concepções teóricas de Mikhail Bakhtin. A investigação foi desenvolvida em uma escola da zona rural da rede pública do município de Macaíba, no Rio Grande do Norte, em uma turma multisseriada de 4º e 5º ano, formada por 18 alunos na faixa etária de 9 a 16 anos, sendo 03 com deficiências: um cego, um com surdez e outro com Síndrome de Down. Para a construção dos dados, utilizamos a observação, o registro em diário de campo, entrevistas individuais e coletivas semiestruturadas, assim como o registro fotográfico e a gravação em áudio e vídeo. No itinerário da pesquisa, foram realizadas 03 oficinas focadas na acessibilidade para leitura do livro e 01 encontro do grupo com uma das autoras do livro. Os resultados da análise apontaram a importância de oferecer novas formas de acesso à leitura que possibilitem superar as limitações do livro impresso em tinta, assim como a necessidade de democratização do acesso a esses materiais associada à disseminação de uma cultura de leitura com acessibilidade, especialmente em contexto escolar inclusivo; confirmaram as contribuições da descrição de imagens fundamentada nos princípios da audiodescrição e de uma abordagem multissensorial para organização de processos voltados à acessibilidade para leitura e revelaram que o código braile e a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) constituíram-se como semióforos para difusão de uma “cultura de acessibilidade” naquele contexto.
Abstract: El presente estudio pretende desarrollar una propuesta de una escuela pedagógica en la mediación con enfoque a la accesibilidad para leer el libro Contando contos e ouvindo historias, producidos por la clase do 3º año B del Núcleo de Educação Infantil, Colegio de aplicación de la Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI/CAp/UFRN). Esta obra es un kit que consta de un libro impreso en Braille y agrandado de la fuente, un CD de audio con los cuentos escritos por los propios niños autores de textos y un CD con el libro escaneado. Para esta realización, asumimos los principios del enfoque cualitativo de la metodología de la investigación de intervención, basada en los conceptos teóricos de Mikhail Bakhtin. La investigación se desarrolló en una escuela en la zona rural de la red pública del municipio de Macaíba, ubicado en Brasil, Estado del Rio Grande do Norte, a una clase de que posee alumnos de cuarto y quinto año, formado por 18 alumnos entre las edades de 9 a 16 años, 03 de ellos son discapacitados: un ciego; una con sordera y uno con síndrome de Down. Para la construcción de los datos utilizamos la observación, diario, entrevista semiestructurada individual y colectiva, así como el registro fotográfico y grabación en audio y video. En el itinerario de la investigación fueran realizadas 03 talleres enfocados a la accesibilidad para lectura de libros y 01 grupo con uno de los autores del libro. Los resultados del análisis indicaron la importancia de ofrecer nuevas formas de acceso a la lectura para superar las limitaciones del libro impreso en tinta, así como la necesidad de democratizar el acceso a estos materiales asociados con la difusión de una cultura de la lectura con la accesibilidad, especialmente en el contexto escolar inclusivo; confirmaron los aportes de descripción de imagen basada en los principios de la audiodescripción y enfoque multisensorial a la organización de los procesos destinados a acceso de lectura y reveló que el código Braille y las LIBRAS (Lengua Brasileña Señales) se formaron como referenciales para la difusión de una "cultura de la accesibilidad" en ese contexto.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21891
Appears in Collections:PPGED - Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ElaineSantanaDeOliveira_DISSERT.pdf2,15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.