Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21892
Título: Necessidades formativas e aprendizagens docentes em uma licenciatura em ciências biológicas a distância da UFRN
Autor(es): Duarte, Felipe Bezerra de Medeiros Dantas
Palavras-chave: Focos de aprendizagem docente;Necessidades formativas;Pesquisas (auto)biográficas;Educação a distância
Data do documento: 13-Jun-2016
Citação: DUARTE, Felipe Bezerra de Medeiros Dantas. Necessidades formativas e aprendizagens docentes em uma licenciatura em ciências biológicas a distância da UFRN. 2016. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho vincula-se às pesquisas que desenvolvem, por meio da investigação (auto)biográfica, o estudo sobre a formação docente no âmbito a distância. Minha questão de pesquisa foi “Quais necessidades formativas e aprendizagens docentes emergem em uma licenciatura a distância?” Para responder a essa pergunta, formulei como objetivo: analisar aprendizagens docentes e necessidades formativas que emergem da Licenciatura em Ciências Biológicas a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para contemplar o objetivo proposto, utilizei o método (auto)biográfico sob uma perspectiva de análise compreensivo-interpretativa. Destaca-se dos resultados que a maior parte dos sujeitos de pesquisa demonstrou interesse pela docência; foi possível perceber que a consolidação da identidade docente só ocorreu após o estágio supervisionado; e entre os principais aspectos que se configuram como necessidades formativas está a autonomia e o domínio das tecnologias por parte dos alunos. Sendo a primeira, objeto de discussão, tendo em vista que se contrapõe ao projeto do curso. É possível concluir que a pesquisa atingiu seus objetivos avançando com os debates sobre EaD, no âmbito de formação de professores. A considerar, dessa forma, que as futuras pesquisas possam se desenvolver em torno do que se discute sobre o aprender a ensinar e a construção da identidade do professor na EaD. Além disso, o que se configura como necessidade formativa e de que forma essas necessidades se articulam promovendo a qualificação de uma formação inicial a distância.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21892
Aparece nas coleções:PPGED - Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FelipeBezerraDeMedeirosDantasDuarte_DISSERT.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.