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Título: Estratégias de precificação dos hotéis em Natal e Pipa/RN: uma aplicação do Modelo de Shoemaker (2003)
Autor(es): Leite, Andressa Ferreira Ramalho
Palavras-chave: Hotelaria;Marketing;Valor;Precificação
Data do documento: 28-Jun-2016
Citação: LEITE, Andressa Ferreira Ramalho. Estratégias de precificação dos hotéis em Natal e Pipa/RN: uma aplicação do Modelo de Shoemaker (2003). 2016. 110f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: This study aims to research, analyze the pricing strategies adopted by medium and large hotels in Natal and Pipa / RN applying Shoemaker model (2003) for analysis. The overall objective is guided by the following specific objectives: a) Identify what are the pricing actions taken by hotel developments; b) classify the strategies used, according to the model Shoemaker (2003); c) To propose a set of suggestions for hotels analyzed. The theoretical framework of this work is based on the study of major national and international publications on the hotel industry, marketing, pricing strategies and value. The methodology presents descriptive qualitative approach to data, which aims to get results by conducting semi-structured interviews, literature and documentary. The study's target audience, managers and owners of twelve (12) medium and large hotel located in the city of Natal / RN and the beach of Pipa / RN, being the two most visited tourist destinations in the State and, therefore, having the largest hotel park. The schedule of research activities started in the 1st half of 2014 ending in June 2016, where the data were properly analyzed from the theoretical model chosen for validation of this research. Given the research, there was the use of pricing strategies and evaluative items in the hotel trade of the analyzed public, thus corroborating with significant occupancy rates.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal de pesquisa, analisar as estratégias de precificação adotadas por meios de hospedagem de médio e grande porte nos destinos turísticos de Natal e Pipa/RN aplicando o modelo do Shoemaker (2003) para análise. O objetivo geral está norteado pelos seguintes objetivos específicos: a) Identificar quais são as ações de precificação adotadas pelos empreendimentos hoteleiros; b) Classificar as estratégias utilizadas, segundo o modelo de Shoemaker (2003); c) Propor um conjunto de sugestões para os hotéis analisados. O referencial teórico desse trabalho baseia-se no estudo das principais publicações nacionais e internacionais sobre setor hoteleiro, marketing, estratégias de precificação e valor. A metodologia aplicada apresenta caráter descritivo com abordagem qualitativa de dados, que almeja obter resultados através da realização de entrevistas semiestruturadas, pesquisa bibliográfica e documental. O estudo tem como público-alvo, gerentes e proprietários de 12 (doze) hotéis de médio e grande porte localizados na cidade de Natal/RN e na praia de Pipa/RN, por serem os dois destinos turísticos mais visitados no Estado e, por conseguinte, possuírem o maior parque hoteleiro. O cronograma das atividades de pesquisa iniciou-se no 1º semestre do ano de 2014 finalizando em junho do ano de 2016, onde os dados obtidos foram devidamente analisados a partir do modelo teórico escolhido para validação dessa pesquisa. Diante da pesquisa, observou-se a utilização de estratégias de precificação e itens valorativos no trade hoteleiro do público analisado, corroborando assim, com taxas expressivas de ocupação.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21912
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