Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21986
Título: A reserva de desenvolvimento sustentável estadual ponta do tubarão (RDSEPT) e o currículo escolar: caminhos e descaminhos na construção de uma proposta curricular para a educação do campo
Autor(es): Andrade, Iris Campos de
Orientador: Azevedo, Alessandro Augusto de
Palavras-chave: Educação do campo;Currículo escolar;Saberes e experiências
Data do documento: 28-Jul-2016
Referência: ANDRADE, Iris Campos de. A reserva de desenvolvimento sustentável estadual ponta do tubarão (RDSEPT) e o currículo escolar: caminhos e descaminhos na construção de uma proposta curricular para a educação do campo. 2016. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: Dissertação que apresenta como objeto de estudo a articulação dos saberes e das experiências emanadas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão (RDSEPT) na proposta curricular da Escola Municipal Alferes Cassiano Martins, localizada na comunidade de Barreiras, município de Macau, Estado do Rio Grande do Norte – RN. Por meio desta pesquisa objetivamos compreender de que forma o Grupo de Elaboração do currículo da escola, articula os saberes e as experiências dos sujeitos da RDSEPT, na construção de uma proposta curricular para a Educação do Campo. Para tanto, discutimos Educação do Campo (FERNANDES, 2006, 2012; CALDART, 2000, 2004; ARROYO, 1999), evidenciando a RDSEPT (NOBRE, 2011) na diversidade do campo brasileiro, adentrando nas proposições sobre currículo escolar (SACRISTÁN, 2002; SILVA 2000; SAVIANI, 2010), como elemento organizador do saber escolar (CHARLOT, 2000), lugar de integração das experiências e do saber da experiência (BONDÍA, 2002) à proposta pedagógica da escola. Nesse sentido, o estudo se configurou enquanto Pesquisa Qualitativa (MINAYO, 2008, 2009), de caráter interpretativo/reflexivo (FERREIRA, 2007; IBIAPINA, 2008), em que fizemos uso da entrevista semiestruturada, da observação participante, da aplicação de questionário e das sessões reflexivas, enquanto procedimentos metodológicos que constituiu a pesquisa enquanto espaço de formação entre a pesquisadora e o grupo co-partícipe, num processo de reflexão e de autoformação. Assim, ao mergulhar nas singularidades do campo da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão, concluímos que a escola locus desta pesquisa está em processo de construção de sua identidade enquanto escola do campo, dado o tratamento pedagógico que vem orientando as práticas curriculares na escola numa perspectiva urbanocêntrica, onde predomina o saber objeto materializado no livro didático, fato que tem dificultado a inserção, de forma efetiva, dos saberes e das experiências dos sujeitos educandos da Reserva, no currículo escolar, haja vista que a instituição apenas articula em seu currículo a história da RDSEPT tematizando algumas questões ambientais.
Abstract: Disertación que tiene como objeto de estudio la articulación de conocimientos y experiencias que emanan de la Reserva de Desarrollo Sostenible Ponta do Tubarão Estado (RDSEPT) en la propuesta curricular de la Escuela Alferes Cassiano Martins, que se encuentra en la comunidad de Barreiras, distrito de Macao, Estado de Río Grande do Norte - RN. A través de esta investigación tuvo como objetivo comprender cómo el programa de estudios Grupo de Colaboración, articula los conocimientos y experiencias de los sujetos RDSEPT, en la construcción de una propuesta curricular para la Educación Rural. Por lo tanto, hablamos de la Educación Rural (Fernandes, 2006, 2012; CALDART, 2000, 2004, ARROYO, 1999), que muestra el RDSEPT (Noble, 2011) en la diversidad del campo brasileño, entrando en las proposiciones en el plan de estudios (Sacristán, 2002; SILVA 2000; Saviani, 2010), como organizador de la escuela elemento (Charlot, 2000), el lugar de la integración de experiencias y el conocimiento de la experiencia (Bondia, 2002) a la propuesta pedagógica de la escuela. En este sentido, el estudio se estableció como la investigación cualitativa (MINAYO, 2008, 2009), el carácter interpretativo / reflectante (Ferreira, 2007; Ibiapina, 2008), hicimos uso de entrevistas semiestructuradas, observación participante, y un cuestionario las sesiones de reflexión, mientras que los procedimientos metodológicos que constituían la investigación como un espacio de aprendizaje entre el investigador y el grupo co-participante, en un proceso de reflexión y autoformación. Por lo tanto, mientras que el buceo en las singularidades del campo del Desarrollo Sostenible Reserva Estatal de Ponta do Tubarão, llegamos a la conclusión de que la escuela locus de esta investigación se encuentra en el proceso de construcción de su identidad como una escuela de campo, dado el tratamiento pedagógico que ha guiado las prácticas curriculares en la escuela una perspectiva urbanocêntrica, el conocimiento materializó objeto en el libro de texto, un hecho que ha hecho que sea difícil de insertar, de manera efectiva, el conocimiento y las experiencias de los estudiantes de los sujetos de la Reserva, en el programa escolar, dado que la única institución depende de su hoja de vida la historia de RDSEPT tematizar algunos problemas ambientales.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21986
Aparece nas coleções:PPGED - Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IrisCamposDeAndrade_DISSERT.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.