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Título: W-Educ: um ambiente web, completo e dinâmico para robótica educacional
Autor(es): Lima, Sarah Thomaz de
Palavras-chave: Ambiente de Web;Robótica educacional;Tradutor universal
Data do documento: 29-Ago-2016
Citação: LIMA, Sarah Thomaz de. W-Educ: um ambiente web, completo e dinâmico para robótica educacional. 2016. 96f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: This work proposes a web environment for educational robotics, which is an open, dynamic and complete solution to assist in the teaching-learning process in this type activity. The environment allows different robotic platforms to be programmed through the registration of programming languages with their low level functions using an intermediate language with a high level of abstraction. The system can be used by any user with or without programming experience, through a language with simple text commands. Therefore, this work provides a full web system that can be used to facilitate the teaching/learning process using educational robotics. In addition, for validation purposes this work includes a homogeneous method for evaluating educational software for robotics, which validated the developed tool through experiments that have assessed its didactical use and its features and compared with other tools.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho propõe um ambiente web para robótica educacional, que é uma solução aberta, dinâmica e completa para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem neste tipo de atividade. O ambiente permite que diferentes plataformas robóticas sejam programadas através do cadastro de linguagens de programação com suas respectivas funções de baixo nível utilizando uma linguagem intermediária com alto nível de abstração. O sistema pode ser utilizado por qualquer tipo de usuário com ou sem experiência em programação, através de uma linguagem com comandos textuais simples. Este trabalho oferece, então, um sistema web completo que pode ser utilizado a fim de facilitar o processo de ensino aprendizagem utilizando robótica educacional. Além disso, para fins de validação o trabalho inclui um método homogêneo para avaliação de softwares para robótica educacional, o qual validou a ferramenta desenvolvida através de experimentos que avaliaram seu uso didático e suas funcionalidades e o comparou com outras ferramentas.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22048
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