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dc.contributor.authorDamasceno, Maria Francinete-
dc.date.accessioned2017-02-23T18:16:54Z-
dc.date.available2017-02-23T18:16:54Z-
dc.date.issued2014-11-14-
dc.identifier.citationDAMASCENO, Maria Francinete. In-forma-ação: sentidos da EaD em implicação na ação docente . 2014. 194f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22072-
dc.description.abstractNesta pesquisa, temos como objeto de estudo o fazer da Educação a Distância (EaD) em sua implicação com a ação docente presencial. Partimos do pressuposto de que os sentidos atribuídos pelos formandos nessa modalidade relacionam-se a um fazer da EaD que implica em mudanças na sua ação como docente. Temos, assim, o objetivo de compreender os sentidos atribuídos à EaD por professores que são alunos - em segunda formação e nesta modalidade - e a implicação desta formação, em processo, com a sua ação docente. Delimitamos a pesquisa para o estudo dos sentidos atribuídos pelos formandos do Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Floriano (PI), cujos cursos são ofertados pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) por meio da política pública do sistema UAB. Consideramos importante estudar o fazer e as implicações de uma modalidade de educação, impulsionada e amplamente adotada através de uma política pública nacional para atender não exclusivamente, mas prioritariamente, a formação de professores, o que pode influenciar na qualidade da educação no Brasil. Para tanto, utilizamos como unidade principal de referência entrevistas realizadas e interpretadas por meio da metodologia da Entrevista Compreensiva. Desvelamos, a partir da falas, que embora o fazer da EaD tenha pontos que mereçam ser revistos, seu processo formativo implica em mudança positiva na ação do docente. Com este estudo, visamos contribuir para as pesquisas sobre a EaD e o uso das TICs na educação, o que pode apontar caminhos novos para o processo reflexivo e decisório no que concerne ao fazer da EaD e aos processos de formação docente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação a Distância. Ação docente. Tecnologias de Informação e Comunicação.pt_BR
dc.titleIn-forma-ação: sentidos da EaD em implicação na ação docentept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.referees1Ferreira, Adir Luiz-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees2Azevedo, Adriana Barroso De-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.contributor.referees3Andrade, Erika Dos Reis Gusmao-
dc.contributor.referees3IDpt_BR
dc.contributor.referees4Prado, Maria Elizabette Brisola Brito-
dc.contributor.referees4IDpt_BR
dc.contributor.referees5Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida-
dc.contributor.referees5IDpt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa, temos como objeto de estudo o fazer da Educação a Distância (EaD) em sua implicação com a ação docente presencial. Partimos do pressuposto de que os sentidos atribuídos pelos formandos nessa modalidade relacionam-se a um fazer da EaD que implica em mudanças na sua ação como docente. Temos, assim, o objetivo de compreender os sentidos atribuídos à EaD por professores que são alunos - em segunda formação e nesta modalidade - e a implicação desta formação, em processo, com a sua ação docente. Delimitamos a pesquisa para o estudo dos sentidos atribuídos pelos formandos do Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Floriano (PI), cujos cursos são ofertados pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) por meio da política pública do sistema UAB. Consideramos importante estudar o fazer e as implicações de uma modalidade de educação, impulsionada e amplamente adotada através de uma política pública nacional para atender não exclusivamente, mas prioritariamente, a formação de professores, o que pode influenciar na qualidade da educação no Brasil. Para tanto, utilizamos como unidade principal de referência entrevistas realizadas e interpretadas por meio da metodologia da Entrevista Compreensiva. Desvelamos, a partir da falas, que embora o fazer da EaD tenha pontos que mereçam ser revistos, seu processo formativo implica em mudança positiva na ação do docente. Com este estudo, visamos contribuir para as pesquisas sobre a EaD e o uso das TICs na educação, o que pode apontar caminhos novos para o processo reflexivo e decisório no que concerne ao fazer da EaD e aos processos de formação docente.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.referees6Cysneiros, Paulo Gileno-
dc.contributor.referees6IDpt_BR
Appears in Collections:PPGED - Doutorado em Educação

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