Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22074
Título: Processo de pré-incubação de empresas de base tecnológica
Autor(es): Silveira, Michelle Luise Soares da Silva
Palavras-chave: Processo;Empresas de Bases Tecnológicas;Pré-Incubação
Data do documento: 3-Nov-2014
Citação: SILVEIRA, Michelle Luise Soares da Silva. Processo de pré-incubação de empresas de base tecnológica. 2014. 104f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo propor um processo de pré-incubação para Empresas de Base Tecnológica - EBTs no âmbito acadêmico. A pesquisa centrou-se na revisão bibliográfica sobre os temas: Incubadoras de empresas, processo de incubação e técnicas/métodos/ferramentas de apoio à fase de pré-incubação, proporcionando quatro estudos de casos em empresas incubadas. O estudo avalia a existência da pré incubação nas empresas localizadas na Incubadora Tecnológica Natal Central - ITNC - e na incubadora inova-metrópole. O método de pesquisa utilizado neste estudo foi a abordagem qualitativa, tendo como procedimento a pesquisa de campo, por entender a necessidade de se aprofundar os conhecimentos sobre a utilização de técnicas de planejamento para a criação de EBT's na fase de pré-incubação. Como resultado, foi observado que a maioria das empresas passam pela fase de pré-incubação de maneira informal. Dessa maneira, pôde-se propor um modelo de processo de pré-incubação alicerçado em 04 fases: Descoberta do negócio, busca de informações, modelo do negócio e concepção do negócio, onde cada fase possui atividades, ferramentas/técnicas de apoio e objetivos definidos. Como contribuição, este estudo apresenta uma ferramenta de gestão que possibilita uma maior eficácia e eficiência na geração de novas EBT's inseridas no ambiente acadêmico.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo propor um processo de pré-incubação para Empresas de Base Tecnológica - EBTs no âmbito acadêmico. A pesquisa centrou-se na revisão bibliográfica sobre os temas: Incubadoras de empresas, processo de incubação e técnicas/métodos/ferramentas de apoio à fase de pré-incubação, proporcionando quatro estudos de casos em empresas incubadas. O estudo avalia a existência da pré incubação nas empresas localizadas na Incubadora Tecnológica Natal Central - ITNC - e na incubadora inova-metrópole. O método de pesquisa utilizado neste estudo foi a abordagem qualitativa, tendo como procedimento a pesquisa de campo, por entender a necessidade de se aprofundar os conhecimentos sobre a utilização de técnicas de planejamento para a criação de EBT's na fase de pré-incubação. Como resultado, foi observado que a maioria das empresas passam pela fase de pré-incubação de maneira informal. Dessa maneira, pôde-se propor um modelo de processo de pré-incubação alicerçado em 04 fases: Descoberta do negócio, busca de informações, modelo do negócio e concepção do negócio, onde cada fase possui atividades, ferramentas/técnicas de apoio e objetivos definidos. Como contribuição, este estudo apresenta uma ferramenta de gestão que possibilita uma maior eficácia e eficiência na geração de novas EBT's inseridas no ambiente acadêmico.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22074
Aparece nas coleções:PPGEP - Mestrado em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MichelleLuiseSoaresDaSilvaSilveira_DISSERT.pdf2,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.