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Título: O exercício profissional do assistente social na educação superior: a particularidade da dimensão educativa na assistência estudantil
Autor(es): Souza, Fabrícia Dantas de
Orientador: Nicolau, Maria Celia Correia
Palavras-chave: Serviço social;Educação superior;Exercício profissional;Dimensão educativa;Assistência estudantil
Data do documento: 31-Ago-2016
Referência: SOUZA, Fabrícia Dantas de. O exercício profissional do assistente social na educação superior: a particularidade da dimensão educativa na assistência estudantil. 2016. 165f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: Este trabalho trata acerca do exercício profissional do assistente social na Educação Superior, na perspectiva de demarcar a particularidade da dimensão educativa na política de assistência estudantil, executada no âmbito das Instituições Federais do Ensino Superior (IFES) no Rio Grande do Norte. A apreensão e análise desse objeto constitui-se como o objetivo geral dessa dissertação, na perspectiva de compreender a particularidade da dimensão educativa nesse espaço sociocupacional, a partir das ações pedagógico-interpretativas materializadas no contexto do atendimento aos educandos. Para tanto, mapeamos e caracterizamos as IFES do RN e localizamos a inserção do Serviço Social em seus quadros técnico-profissionais, identificando as condições objetivas e subjetivas de trabalho, bem como as ações desenvolvidas pelos assistentes sociais, na perspectiva de apreender as ações pedagógico-interpretativas que particularizam a dimensão educativa desenvolvidas no exercício profissional do assistente social na assistência estudantil. Nossa análise fundamenta-se no método crítico-dialético, com a utilização da pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com abordagem de natureza essencialmente qualitativa, tendo como sujeitos de pesquisa 08 (oito) assistentes sociais que atuam diretamente na política de assistência estudantil nas IFES do Estado, localizadas nas 04 (quatro) mesorregiões do RN. Para a coleta de dados foram utilizados questionários de pesquisa, encaminhados por meio eletrônico às participantes contendo questões abertas e fechadas, que foram analisadas a partir da técnica de análise de conteúdo. As análises realizadas revelaram que a dimensão educativa do exercício profissional está presente no cotidiano profissional das participantes de maneira muito tímida. O impedimento para a realização de atividades educativas pode estar relacionado aos fatores de precarização das relações de trabalho nas IFES, decorrentes da sobrecarga de trabalho ou da dificuldade de atribuir à prática profissional o reverso da competência burocrática, determinada pela competência crítica da atuação profissional.
Abstract: This work is about the professional practice of social worker in higher education with a view to demarcating the particularity of the educational dimension in student assistance policy carried out in the framework of Federal Institutions of Higher Education (IFES) in Rio Grande do Norte. The seizure and analysis of this object is constituted as the general objective of this dissertation, in order to understand the peculiarity of the educational dimension that sociocupacional space, from the pedagogical-interpretative actions materialized in the context of service to students. Therefore, we mapped and characterized the RN IFES and locate the inclusion of social services in their technical and professional staff, identifying the objective and subjective conditions of work as well as the actions undertaken by social workers with a view to apprehending the pedagogical- actions interpretative that particularize the educational dimension developed in the professional practice of social workers in student assistance. Our analysis is based on the critical-dialectical method, with the use of literature, documentary and field, with essentially qualitative approach, having as research subjects eight (08) social workers who work directly in the student assistance policy in IFES State, located in 04 (four) RN mesoregions. For data collection survey questionnaires were used, forwarded electronically to participants with open and closed questions, which were analyzed from the content analysis technique. The analyzes revealed that the educational dimension of professional practice is present in the daily work of participants in a very shy way. The impediment to the realization of educational activities may be related to factors precariousness of labor relations in IFES, resulting from work overload or difficult to assign to professional practice the reverse of bureaucratic competence, determined by the critical competence of professional practice.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22101
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